Libertadores da América

Written by on 25 de novembro de 2018

A Copa Libertadores da América é o maior torneio de clubes da América, seu nome é uma homenagem a líderes – se destacam Simón Bolivar e José de San Martin – que contribuíram para a independência dos países sul americanos, que surgiu em 1960 sendo sempre organizado pela Confederação Sul Americana de Futebol (CONMEBOL).
O torneio é coloca frente a frente os melhores clubes de cada país e até o ano de 2016 times mexicanos também participavam, e é uma obsessão conquistar a América, pois o título de campeão da Libertadores dá vaga para a disputa do Mundial Interclubes da FIFA (até 2004 a disputa era entre o campeão Sul Americano e o campeão Europeu, e após os campeões continentais e mais o campeão do país sede).
Os Hermanos são os maiores campeões do torneio com 24 títulos, sendo o maior campeão o Independiente com 7 títulos, em seguida vem o Brasil com 18 títulos, sendo os maiores campeões o São Paulo, Santos e Grêmio cada um com 3 títulos, e em terceiro o Uruguai com 8 títulos, sendo o maior campeão com 5 títulos.
A competição tem algumas particularidades, algumas são tema para piadas e outras de preocupação, tais como gramados ruins, invasões de campo, animais em campo e a proteção que os policiais tem que fazer em alguns países quando o visitante cobra escanteio. A final entre clubes do mesmo país é algo novo, mas não tão novo na competição, apesar da final deste ano ser uma final histórica.
Quando digo que é uma novidade tão nova, refiro-me as finais que ocorreram em 2005 e 2006, quando São Paulo x Atlético Paranaense e São Paulo x Internacional, respectivamente, disputaram o título, em 2005 deu São Paulo e em 2006 deu Internacional. Digo que será histórico, porque será algo inédito, uma rivalidade que nunca ocorreu em uma final do torneio, para termos uma ideia, imaginem uma final de Copa do Mundo entre Brasil x Argentina, o derby argentino será um grande espetáculo de futebol, assim se você é como eu, um amante do futebol, compre petiscos, coloque uma cerveja ou refrigerante para gelar, desmarque todos os compromissos, mas não perca um minuto de River Plate x Boca Juniors, no próximo sábado (24/11), a partir das 18h; e também porque será a última final em 2 jogos, já que a partir de 2019 a final da Libertadores será em jogo único e em local determinado ante do início da competição, assim como ocorre no continente europeu.
Colunista- Mário Sérgio da Silva



Continue reading

Current track
Title
Artist

Background