Férias escolares dos filhos: alegria ou estresse? Aprenda dicas de atividades interessantes

Written by on 3 de dezembro de 2018

As férias escolares estão chegando e com elas muitos pais ficam apreensivos pensando no que podem fazer com as crianças durante esse período. Muitos pais não dispõem de parentes ou avós, ou mesmo outros profissionais que os auxiliem nos cuidados com os pequenos. Em tempos de crise, muitos não podem viajar, e não tem muito dinheiro disponível para lazer.
Pensando nisso preparei algumas sugestões para os pais que estarão cuidando dos filhos, e não sabem como entretê-los.
Dica 1: Utilize os espaços públicos de lazer

Aproveite os espaços que estão disponíveis para brincadeiras ao ar livre. Procure sair de casa com seu filho, eles precisam de um tempo ao ar livre para poderem se movimentar mais e gastar mais energia, pelo menos por alguns minutos onde possam brincar de correr, pular, etc. Quando a criança não gasta essa energia que ela dispõe, fica mais irritadiça e entediada.
Se você mora em apartamento que dispõe de uma área de lazer, faça atividades com ele nesse espaço ou leve-o a alguma praça ou parque que você tenha acesso. Deixe-o brincar livremente, mas supervisione para não acontecer acidentes.
Tente reservar um momento pela manhã ou ao final da tarde para essas brincadeiras.
Dica 2: Leve seu filho para a cozinha

Você pode envolver o seu filho nessa atividade; ainda que o resultado não seja ótimo, esse é um excelente momento para se divertirem fazendo uma coisa que ele gosta e você pode ir incluindo-o nas atividades da casa.

Caso ele já consiga utilizar a internet, você pode pedir que ele procure receitas, se ele for muito novo faça isso junto com ele.

Você pode combinar de ir com ele ao supermercado para fazerem as compras para realizar a receita. Você pode dar tarefas a ele no supermercado. Deixe-o procurar os produtos, ver preços, marcas, opções.

Quando forem preparar a receita não se importe com a bagunça ou com a sujeira. Entre também uma brincadeira.

Dica 3: Construa brinquedos com ele
Algo extremamente divertido e prazeroso para as crianças é usar a criatividade, se for para construir brinquedos então, fica mais atrativo ainda. Você pode utilizar qualquer material para isso: caixas velhas que você pode ter em casa ou conseguir no supermercado transformam-se em todo tipo de coisas: casinha, carrinho, fogão, geladeira, avião, etc.
Existem inclusive muito tutorias na internet que podem auxiliar nessa tarefa. Você vai se surpreender!
Dica 4: Férias é férias!

Evite falar sobre as férias do seu filho como um período difícil, cansativo, como algo pesado que você tem que passar. Você está falando de um tempo que vocês podem aproveitar juntos.

Por mais difícil que seja, conciliar sua rotina apertada com o tempo de sobra com seu filho nesse período de férias, não demonstre isso a ele e tente não pensar dessa forma.

Que tal encarar como um período de construção e fortalecimento do relacionamento e vínculo entre vocês, afinal, ele vai crescer em breve, e as férias serão cheias de atividades que não incluirão você. Aproveite o tempo com ele!
Dica 5: Colocar-se em modo desligar

Enquanto vocês estiverem brincando e se divertindo procure colocar o celular no silencioso. Mas, desligue principalmente a sua mente das preocupações e atividades a serem realizadas.

Dedique um tempo de qualidade com eles, não precisam ser muitas horas, porém o tempo que estiverem juntos, aproveite. A criança percebe quando sua mente está ausente e pode começar a demonstrar comportamentos mais difíceis para ter a atenção que não lhe está recebendo.

Dica 6: Pesquise atividades que possam realizar juntos

Você pode pesquisar ainda nas redes sociais ideias de coisas para fazer com seus filhos nas férias, existe muito material interessante e muitos perfis que se dedicam a sugestões criativas de atividades para realizar com as crianças. Você pode adaptá-las à sua realidade. O importante é que você e seus filhos terão muitas lembranças boas desses momentos juntos, além de você ter contribuído para o desenvolvimento emocional dele!
Instagram: @psioptimamente
Facebook: @psi.optimamente
Twitter: @PsiOptimamente
Whatsapp: (43) 99827-0154

Se desejar me fazer uma pergunta, você pode entrar em contato comigo também pelo e-mail: contatooptimamente@gmail.com

Um forte abraço,

Simoni Cavazzana
Psicóloga CRP 08/25691

 



Continue reading

Current track
Title
Artist

Background