Conselho Episcopal Pastoral está reunido em Brasília na penúltima reunião antes da 57ª Assembleia Geral

Escrito por em 26 de fevereiro de 2019

Começou na manhã desta terça-feira, 26 de fevereiro, em Brasília (DF), a primeira reunião do Conselho Episcopal Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) neste ano de 2019. O encontro que reúne a Presidência da entidade e os presidentes das 12 Comissões Episcopais Pastorais é o penúltimo com a formação atual, que deve ser modificada com a eleição de novos membros na 57ª Assembleia Geral da CNBB, no próximo mês de maio.

Na pauta do encontro desta semana, a análise de conjuntura, estudo de parte do texto da Campanha da Fraternidade de 2020, apresentação de atribuições das Comissões Episcopais Pastorais, orçamento das comissões e reunião dos presidentes das comissões com seus assessores.

Dom Guilherme Werlang, dom Murilo Krieger e dom Leonardo Steiner | Foto: CNBB/Daniel Flores

Outros temas foram adicionados à pauta no início da reunião a pedido dos bispos: uma partilha sobre a visita do assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Missionária e a Cooperação Intereclesial, padre Antônio Niemiec, à Guiné Bissau; o texto do Programa Missionário Nacional; e a acolhida dos documentos divulgados pela Santa Sé após o Sínodo para a Juventude, como o texto final e a exortação apostólica do papa Francisco que deve ser apresentada no dia 25 de março.

No início da reunião, que é presidida pelo vice-presidente da CNBB, dom Murilo Krieger, também foram apresentados o novo diretor do Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (Cefep), padre Paulo Adolfo, o novo subsecretário adjunto de Pastoral da CNBB, padre Marcus Barbosa Guimarães, que estará no cargo até a Assembleia Geral, acumulando a assessoria da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso.

Ausências
O arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, cardeal Sergio da Rocha, não participa desta reunião do Consep, pois está em Roma, no Seminário de Estudos sobre o Especial para a Amazônia.

Também está ausente o bispo de Santo André (SP) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé, dom Pedro Carlos Cipollini.

O Consep é o órgão executivo das decisões pastorais da Assembleia Geral e do Conselho Permanente da CNBB, cabendo-lhe promover e coordenar a Pastoral Orgânica, em âmbito nacional. A reunião vai até amanhã, na sede provisória da CNBB, em Brasília.

CNBB

Opinião dos leitores

Deixe uma resposta


Educadora 90.9

Jacarezinho

Current track

Title

Artist

     Uma Emissora da Rede Educadora de Comunicação e Evangelização.

Background