Papa ao World Government Summit: não há desenvolvimento sem solidariedade

Escrito por em 11 de fevereiro de 2019

“Faço votos que a questão por trás das reflexões não seja tanto quais são as melhores oportunidades a serem exploradas, mas que tipo de mundo queremos construir juntos? É uma questão que nos leva a trabalhar pensando nos povos e nas pessoas mais do que nos interesses econômicos e nos capitais”.
Barbara Castelli – Cidade do Vaticano

“O bem, se não é comum, não é verdadeiramente um bem”. É o que reitera o Papa Francisco na mensagem em vídeo enviada aos participantes da Cúpula Mundial do Governo, uma plataforma global dedicada a moldar o futuro dos governos em todo o mundo.

Encorajando a todos os que estarão reunidos até o dia 12 de fevereiro em Dubai na construção de “um mundo mais justo e próspero para todos”, o Pontífice recorda que “não se pode falar em desenvolvimento sustentável sem solidariedade”:

Talvez nunca como agora o pensar e o agir exigem um diálogo verdadeiro com o outro, porque sem o outro não há futuro para mim. Desejo-lhes, então, em suas atividades, para começarem a partir dos rostos das pessoas, de levarem em consideração o clamor dos povos e dos pobres, de refletir sobre as necessidades das crianças “.

Pensar nas pessoas mais do que no capital

Pensando nas muitas questões que estão no centro dos trabalhos – os “desafios da política, o desenvolvimento da economia, a proteção do meio ambiente, o uso de tecnologias” – o Papa Bergoglio exorta a todos para não se concentrarem tanto em quais são “as melhores oportunidades para explorar”, mas sim em que “tipo de mundo que queremos construir juntos”:

“É uma interrogação que nos leva a trabalhar pensando nos povos e nas pessoas mais do que nos interesses econômicos e nos capitais; uma questão que não olha ao amanhã imediato,  mas para o futuro, para a responsabilidade que pesa sobre nós: transmitir nosso mundo para aqueles que virão depois de nós, preservando-o da degradação ambiental, e antes de tudo, moral.

Também no deserto brotam as flores

Na mensagem do Pontífice, também a recente viagem apostólica aos Emirados Árabes Unidos, entre 3 e 5 de fevereiro passado. “Conheci um país moderno, que olha para o futuro, sem esquecer suas raízes – recorda- um país onde se procura transformar em fatos e iniciativas concretas as palavras tolerância, fraternidade, respeito recíproco, liberdade”:

“Eu vi que mesmo no deserto as flores brotam e crescem. E voltei para casa com a esperança de que tantos desertos no mundo possam florescer. Acredito que seja possível, mas somente se crescermos juntos, lado a lado, com abertura e respeito, prontos a assumir os problemas de todos, que na aldeia global são os problemas de cada um”.

O evento

World Government Summit é um evento anual realizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, que reúne líderes de governo de todo o mundo para um diálogo global sobre os processos e as políticas governamentais focados nos temas do futurismo, tecnologia e inovação, bem como outros tópicos. O encontro de cúpula serve como um espaço para a troca de conhecimento entre funcionários governamentais, líderes de pensamento, responsáveis políticos e líderes do setor privado, e como plataforma de análise para as tendências, as problemáticas e as oportunidades futuras da humanidade.  O encontro reúne mais de 90 oradores de 150 países participantes e conta com mais de 4000 participantes.

vaticannews.va


Opinião dos leitores

Deixe uma resposta


Educadora 90.9

Jacarezinho

Current track

Title

Artist

     Uma Emissora da Rede Educadora de Comunicação e Evangelização.

Background