Aplicativo vai facilitar a contratação de serviços autônomos no Paraná

Escrito por em 15 de março de 2019

Encontrar uma diarista, encanador, pintor, garçom ou cozinheiro ficará muito mais fácil a partir de agora no Paraná. Será lançada pelo governador Ratinho Junior, na próxima segunda-feira (18), uma solução inovadora que facilitará a intermediação entre o contratante e o prestador autônomo de serviços dentro do estado: o aplicativo Paraná Serviços, criado pela Secretaria de Justiça, Família e Trabalho por meio da Assessoria de Gestão Inteligente e Inovação e do Departamento do Trabalho e Geração de Renda.

O app, desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), já está disponível para os sistemas Android e iOS e vai facilitar a vida do cidadão que pretende contratar um serviço autônomo, mas também aumentar a empregabilidade no estado e tirar os trabalhadores da informalidade. Além de cadastrar os profissionais no sistema para que sejam encontrados e contratados diretamente pelos usuários, o Departamento do Trabalho vai fornecer a capacitação profissional e a orientação necessária para que cada um tone-se um microempreendedor individual (MEI).

Há diversos profissionais autônomos que procuram no mercado informal uma oportunidade emprego e renda. Sendo MEI, terão uma série de benefícios, como cobertura do INSS, e transmitirão mais segurança ao contratante que está procurando por um serviço. Além disso, gerarão mais riqueza para o próprio estado. “Por outro lado, a inovação do aplicativo fará com que os cidadãos paranaenses possam encontrar um profissional rapidamente, seja pedreiro, encanador, diarista ou garçom, facilitando o cotidiano das pessoas”, diz o secretário Ney Leprevost. Assim, a plataforma também será uma grande aliada no combate ao desemprego e informalidade no Paraná.

Inovação
Para o desenvolvimento do aplicativo foram utilizadas metodologias consagradas no mercado, como o Desing Thinking, que visa produzir uma ferramenta que atenda à necessidade do usuário, promovendo a facilidade de uso e objetividade para o resultado.

Segundo o presidente da Celepar, Allan Costa, o aplicativo é mais uma iniciativa de utilizar a inteligência associada a tecnologia para melhorar a vida do cidadão. “Com isso, o trabalhador autônomo de carreira passa a ganhar mais uma alternativa na busca pelo emprego pelo aplicativo sem sair de casa, economizando tempo. O aplicativo contém informações e um programa de ações para contribuir também no atendimento aos trabalhadores autônomos em potencial”.

PASSO-A-PASSO

O aplicativo para o contratante
– O contratante deve pesquisar pelo serviço ou profissional de que necessita – basta ele informar as características do serviço e as opções de trabalhadores serão exibidas para a contratação.
– A escolha do profissional é da preferência do contratante e podem ser avaliadas as qualidades e habilidades do prestador de serviços
– Ao final, deve confirmar o pedido ao trabalhador para facilitar o orçamento
– O app também permite a troca de mensagens entre as partes
– Escolhido o profissional de sua preferência, marcar a data do serviço

O aplicativo para o contratado
– O contratante reserva o dia em que deseja o serviço. Então o contratado recebe um aviso e deverá confirmar ou rejeitar o agendamento
– A principal seção do aplicativo é a dos agendamentos. Nela o contratado tem acesso a todos os seus compromissos: pendentes, confirmados e finalizados
– Antes de reservar um dia na sua agenda, provavelmente o contratante irá enviar uma mensagem com a cópia do pedido para que você passe um orçamento. Fique atento (a)
– Todas as seções e configurações do seu aplicativo estão reunidas no menu
– Outra seção de destaques. Se você é uma confeiteira, pedreiro, ou marceneiro, por exemplo, adicione fotos dos seus melhores trabalhos.
– O valor cobrado pelo serviço realizado, você recebe direto pelo contratante.

bemparana.com.br


Opinião dos leitores

Deixe uma resposta


Educadora 90.9

Jacarezinho

Current track

Title

Artist

     Uma Emissora da Rede Educadora de Comunicação e Evangelização.

Background