Vaticano

14 bispos brasileiros participam, em Roma, do encontro de bispos de recente nomeação que reúne 192 bispos dos cinco continentes

11 Sep
,
2025
Compartilhar Notícia

Na manhã de quinta-feira, 11 de setembro, na Sala Sinodal, Leão XIV receberá no Vaticano cento e noventa e dois bispos dos cinco continentes que, desde 3 de setembro, participam de cursos de formação promovidos pelo Dicastério para a Evangelização (Seção para a Primeira Evangelização e Novas Igrejas Particulares) e pelo Dicastério para os Bispos.

O curso organizado pelo Dicastério para os novos Bispos, intitulado “Testemunhas e anunciadores da Esperança fundada em Cristo”, começou em 3 de setembro e terminará na quinta-feira, 11. A ocasião para a formação tem lugar na Sala do Sínodo, no Vaticano, e é destinada a bispos nomeados no último ano.

Do Brasil, 14 bispos de recente nomeação estão participando. O arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente a CNBB, cardeal Jaime Spengler, o arcebispo de Salvador, cardeal Sergio da Rocha, e o arcebispo emérito de Aparecida, cardeal Raymundo Damasceno, também estão na Santa Sé colaborando com estas formações.

Na noite da terça-feira, 9, os bispos e cardeais brasileiros, a direção e os alunos do Colégio Pio Brasileiro, colégio da CNBB em Roma, se encontraram para uma partilha sobre a experiência do Colégio e sua colaboração na formação daqueles que servem a Igreja no Brasil.

Bispos se encontram no Colégio Pio Brasileiro, em Roma. | Foto: Pio Brasileiro.

Formação pastoral

O curso organizado pelo Dicastério para os novos Bispos, intitulado “Testemunhas e anunciadores da Esperança fundada em Cristo”, começou em 3 de setembro e terminará na quinta-feira, 11. A ocasião para a formação tem lugar na Sala do Sínodo, no Vaticano, e é destinada a bispos nomeados no último ano.

O curso está articulado em uma série de encontros sobre temas que podem ser úteis para a atividade pastoral e administrativa, bem como para a reflexão pessoal e comunitária em suas dioceses. São ministrados por superiores da Cúria Romana e por personalidades eclesiásticas e não eclesiásticas, especialistas em suas respectivas áreas de competência.

Foco na Interculturação

O curso de formação para novos bispos, organizado pelo Dicastério para a Evangelização (Seção para a Primeira Evangelização e Novas Igrejas Particulares), teve início na manhã de quinta-feira, 4 de setembro. Na sexta-feira, 5 de setembro, o foco foi sobre as necessidades urgentes da inculturação, enquanto no sábado, 6 de setembro, os prelados passaram pela Porta Santa, participaram da Missa Jubilar e veneraram as relíquias do Apóstolo na Basílica de São Pedro. No domingo, todos os prelados participaram da Missa solene de Canonização dos Beatos Pier Giorgio Frassati e Carlo Acutis.

Os participantes dos dois cursos passaram juntos alguns dias. No dia 6 de setembro, passaram pela Porta Santa da Basílica de São Pedro. E nos dias 8 e 9 de setembro, hospedados na Pontifícia Universidade Urbaniana, a conclusão do encontro com uma reflexão do cardeal Secretário de Estado, Pietro Parolin, sobre “A Ação da Santa Sé em um mundo globalizado em favor da esperança e da paz”. Tal iniciativa pretende ser um momento de colegialidade, conhecimento recíproco e oportunidade para a construção de laços entre diferentes Igrejas locais.

“Experiência marcada pela Graça de Deus”

Nomeado Bispo Auxiliar de Olinda e Recife em 8 de novembro de 2024, dom Nereudo Freire Henrique está na Santa Sé participando do encontro. Ele destaca o caráter intercultural do encontro de bispos de diferentes países.

“Para mim o encontro ratifica a ideia de que o bispo é um pastor que deve cuidar do rebanho, sendo pró ativo na ida ao encontro de todas as pessoas e também estando sempre aberto ao acolhimento, à misericórdia e ao perdão”, pontou.

Dom Nereudo destacou como momentos significativos a canonização de São Pier Giorgio Frassati e São Carlo Acutis, a vivência do Jubileu,  a passagem pela Porta Santa e a visita ao túmulo de São Pedro. Ele também falou da expectativa do encontro com o Papa Leão XIV. “Teremos a alegria de comprimentá-lo pessoalmente. É um tempo marcado pela graça de Deus. Com certeza, ao voltarmos para nossas dioceses, voltaremos animados porque sabemos que o Espírito de Deus está presente na Igreja que busca a comunhão e busca fazer a experiência do Ressuscitado”, disse.

Uma oportunidade de encontro e estudo

Especificamente, 78 bispos se inscreveram no curso do Dicastério para a Evangelização, enquanto 114 participam do curso organizado pelo Dicastério dos Bispos. Entre estes últimos, encontram-se cinco bispos de Igrejas Católicas Orientais e cinco bispos recém-ordenados que ocupam cargos na Cúria Romana. Os cursos de formação para bispos recém-nomeados tornaram-se uma constante na programação de setembro da Cúria Romana.

Por Willian Bonfim com informações VaticanNews

Compartilhe esse conteúdo

Seja uma anunciante da Rádio Educadora

Divulgue sua marca na Rádio Educadora 90,9 FM e conecte-se com um público fiel, cristão e presente em Jacarezinho e região. Sua empresa pode fazer parte desta missão de evangelização.

83.8 FM
85.4 FM
87.3 FM
87.7 FM
88.1 FM
88.3 FM
88.8 FM
89.2 FM
89.4 FM
90.2 FM
90.5 FM
90.9 FM
91.3 FM
91.7 FM
92.1 FM
92.4 FM
92.7 FM
93.8 FM
93.9 FM
95.6 FM
102.9 FM
110.9 FM
118.3 FM