27º Congresso Paranaense de Rádio e TV traz debates sobre futuro, inteligência artificial e o protagonismo do mercado publicitário

1 Oct
,
2025
Compartilhar Notícia

O terceiro e último dia do 27º Congresso Paranaense de Rádio e TV foi marcado por uma programação intensa e diversa, que uniu tecnologia, vendas, economia e publicidade. Realizado no Castelo do Batel, em Curitiba, o encontro reuniu especialistas de diferentes áreas para compartilhar conhecimento e apontar tendências para o setor de radiodifusão.

A manhã começou com a palestra da futurista Daniela Klaiman, que trouxe uma reflexão sobre preparação para o futuro e as transformações que impactam negócios e sociedade. Em seguida, Fernando Barra, referência em transformação digital, apresentou o tema “Inteligência Ampliada – adaptando-se ao mundo da IA”, reforçando como a inteligência artificial pode potencializar a atuação humana.

A programação do Congresso seguiu para a área de vendas das emissoras. Liderada por Marcelo Caetano, especialista em transformação comercial, a palestra “O futuro das vendas e as estratégias que geram crescimento”, destacou métodos para crescimento sustentável dos negócios em rádio e TV. Já o advogado Hadler Favarin Martines, da PwC Brasil, encerrou a programação da manhã explicando os impactos da Reforma Tributária no setor de comunicação.

À tarde, o foco voltou para a inteligência artificial aplicada às vendas. Marcelo Coutinho, especialista em vendas neurais, apresentou sua palestra sobre “Na era das IAs, qual é o meu papel?”. Logo depois, Lásaro do Carmo Jr., ex-CEO da Jequiti e ex-vice-presidente do Grupo Silvio Santos, trouxe uma visão inspiradora sobre inovação e resultados em áreas comerciais.

Um dos destaques desta edição foi a estreia da “Tarde dos Publicitários”, realizada em parceria com o Sinapro-PR. Pela primeira vez, o Congresso dedicou um espaço exclusivo ao mercado publicitário, reforçando a importância da aproximação entre radiodifusão e agências. O painel discutiu “O impacto do rádio e da TV na construção de grandes marcas”, e foi mediado por Marcelo Romaniewicz. Participaram do painel Ciro Possobom (CEO da Volkswagen do Brasil), Gustavo Malucelli Bacila (CEO da Above Cosméticos) e João Ricardo Olinquevicz (Diretor Comercial e de Marketing da Pormade Portas de Madeira).

“O 27º Congresso Paranaense de Rádio e TV deixou um verdadeiro legado sobre a relevância do rádio e da TV como veículos estratégicos para marcas e negócios, além de reafirmar o compromisso do setor em acompanhar as inovações tecnológicas e os novos cenários de mercado”, declarou o presidente da Aerp, Rodrigo Martinez.

Fonte/aerp.org.br

Compartilhe esse conteúdo

Seja uma anunciante da Rádio Educadora

Divulgue sua marca na Rádio Educadora 90,9 FM e conecte-se com um público fiel, cristão e presente em Jacarezinho e região. Sua empresa pode fazer parte desta missão de evangelização.

83.8 FM
85.4 FM
87.3 FM
87.7 FM
88.1 FM
88.3 FM
88.8 FM
89.2 FM
89.4 FM
90.2 FM
90.5 FM
90.9 FM
91.3 FM
91.7 FM
92.1 FM
92.4 FM
92.7 FM
93.8 FM
93.9 FM
95.6 FM
102.9 FM
110.9 FM
118.3 FM