A arquidiocese do Rio de Janeiro sediará o 15º Mutirão Brasileiro de Comunicação

16 Oct
,
2025
Compartilhar Notícia

A arquidiocese do Rio de Janeiro foi escolhida, por unanimidade, como sede do 15º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), que será realizado em 2028; a data exata será anunciada oportunamente.

A decisão foi tomada em reunião ordinária da Comissão para a Comunicação Social, realizada com os bispos referenciais dos regionais da CNBB, cujo encontro refletiu sobre missão, atribuições e o acompanhamento pastoral em chave sinodal, em vista de um documento que possa nortear o acompanhamento dos bispos referenciais para a comunicação, nos regionais da CNBB.

Na ocasião, foi apresentada e aprovada a candidatura da arquidiocese do Rio de Janeiro, em parceria com a PUC-Rio, com o endosso do presidente do regional Leste 1  da  CNBB e de todos os bispos daquele regional.

O que é o Muticom?

O Muticom é o encontro nacional de comunicação da Igreja no Brasil, que reúne agentes de pastoral, profissionais, pesquisadores, estudantes e entusiastas da comunicação eclesial.

Durante o evento — que habitualmente reúne palestras, oficinas, painéis, apresentações de trabalhos acadêmicos, experiências de comunicação popular, manifestações culturais locais — são trocadas metodologias pastorais, propostas formativas e estratégias para a ação comunicacional da Igreja nas diversas realidades sócio culturais.

A organização prática do Muticom será conduzida pela arquidiocese do Rio de Janeiro, com o apoio da Comissão Episcopal para a Comunicação Social da CNBB — que promove o encontro — cabendo à diocese local a coordenação da recepção e da logística.

A escolha do Rio de Janeiro como sede do 15º Muticom constitui uma oportunidade pastoral e cultural significativa: a cidade reúne patrimônio histórico, universidades com tradição em comunicação (como a PUC-Rio, parceira indicada na candidatura) e uma cena cultural diversa que poderá enriquecer o diálogo sobre comunicação eclesial e políticas públicas de comunicação.

Próximos passos

A Comissão para a Comunicação Social e a coordenação local da arquidiocese do Rio de Janeiro articularão o calendário definitivo, o programa temático e as equipes organizadoras. A data oficial do 15º Muticom será divulgada pela CNBB em comunicado posterior.

Por Tiago Síbula, assessor da Comissão para a Comunicação da CNBB

Foto/Roberto Carlos

Compartilhe esse conteúdo

Seja uma anunciante da Rádio Educadora

Divulgue sua marca na Rádio Educadora 90,9 FM e conecte-se com um público fiel, cristão e presente em Jacarezinho e região. Sua empresa pode fazer parte desta missão de evangelização.

83.8 FM
85.4 FM
87.3 FM
87.7 FM
88.1 FM
88.3 FM
88.8 FM
89.2 FM
89.4 FM
90.2 FM
90.5 FM
90.9 FM
91.3 FM
91.7 FM
92.1 FM
92.4 FM
92.7 FM
93.8 FM
93.9 FM
95.6 FM
102.9 FM
110.9 FM
118.3 FM