Canonização de Pier Giorgio Frassati: exemplo de fé, juventude e compromisso com os pobres

5 Sep
,
2025
Compartilhar Notícia

No próximo dia 7 de setembro, a Praça de São Pedro, no Vaticano, recebe um momento histórico para a Igreja: a celebração eucarística e o rito da canonização do Beato Pier Giorgio Frassati, ao lado do Beato Carlo Acutis. A celebração será presidida pelo Papa Leão XIV, às 5h (de Brasília).

Nascido em Turim, em 1901, Frassati viveu apenas 24 anos, mas deixou um testemunho de fé, alegria e serviço que continua inspirando jovens e adultos em todo o mundo. Apaixonado pela Eucaristia e devoto da Virgem Maria, ele assumiu o lema “oração, ação e sacrifício” como caminho para a santidade.

Serviço aos pobres e relação com o Brasil e os jovens

Um dos aspectos mais marcantes da vida de Frassati foi seu vínculo com a Sociedade de São Vicente de Paulo. Ainda estudante, ele se uniu às Conferências Vicentinas em Turim e dedicou sua juventude ao serviço dos mais vulneráveis: visitava doentes, distribuía alimentos e roupas e partilhava tempo e atenção com os mais necessitados.

Essa ligação com os vicentinos aproxima Frassati do Brasil, país que abriga a maior Sociedade de São Vicente de Paulo do mundo. Milhares de jovens vicentinos brasileiros reconhecem nele um modelo de espiritualidade e de compromisso social, já que Frassati é considerado Padroeiro das Juventudes Vicentinas.

Um jovem apaixonado por Deus e pela vida

Frassati conciliava seu amor aos pobres com uma vida intensa e cheia de entusiasmo. Montanhista, amante das artes e engajado politicamente em defesa da justiça social, ele fazia da amizade e da convivência com os colegas ocasiões de apostolado. Seu testemunho mostra que a santidade não está distante da vida cotidiana, mas pode florescer na simplicidade de cada dia.

O Papa Leão XIV recordou recentemente que “a vida de Pier Giorgio, simples e luminosa, nos lembra que, assim como ninguém nasce campeão, também ninguém nasce santo”. Sua canonização confirma a atualidade de seu exemplo, sobretudo para os jovens que buscam unir fé, compromisso social e alegria de viver.

Ao ser elevado às honras dos altares, Pier Giorgio Frassati passa a ser reconhecido universalmente como Santo, deixando para a Igreja e para o Brasil uma herança de esperança e coragem: a certeza de que é possível ser cristão no mundo, vivendo a fé com autenticidade e transformando-a em serviço ao próximo.

Dados biográficos

Pier Giorgio Frassati nasceu em Turim, em 6 de abril de 1901, em uma família de prestígio: o pai, Alfredo, era fundador e diretor do jornal La Stampa, e a mãe, Adelaide Ametis, uma artista de temperamento forte. Desde cedo, Pier Giorgio revelou uma fé que surpreendia em meio a um lar de convicções diversas: o pai, agnóstico; a mãe, formalmente crente. Essa fé, amadurecida ao longo dos anos, tornou-se o centro de sua vida.

Estudou no Instituto Social, dos jesuítas, onde passou a comungar diariamente e se engajou nas Conferências Vicentinas, dedicando-se ao serviço dos pobres. Em 1918 ingressou no Politécnico de Turim, com o desejo de ser engenheiro de minas para estar próximo dos trabalhadores. Foi ativo na Juventude Católica, adotando como lema: oração, ação e sacrifício.

Com uma vida de intensa espiritualidade, sustentada pela Eucaristia, oração e leitura da Palavra de Deus, Pier Giorgio via Cristo nos mais necessitados. Percorria as ruas de Turim, visitava os bairros pobres, os hospitais e o Cottolengo, sempre levando apoio material e espiritual. Ao mesmo tempo, participou da vida social e política, ingressando no Partido Popular Italiano e posicionando-se firmemente contra o fascismo nascente.

Apaixonado pelas montanhas, pela arte e pela amizade, reunia jovens em grupos que uniam lazer, cultura e evangelização. Ingressou na Ordem Terceira Dominicana em 1922, assumindo o nome de “Fra Girolamo”.

Sua vida, marcada pela alegria, generosidade e compromisso cristão, foi interrompida aos 24 anos, em 4 de julho de 1925, quando contraiu poliomielite fulminante ao servir os pobres. Seu funeral reuniu multidões, revelando a grandeza de seu testemunho. Em 1990, foi beatificado por São João Paulo II, que o chamou de “o homem das oito bem-aventuranças”.

O Papa Francisco, em novembro de 2024, reconheceu o milagre que abriu caminho para a canonização do beato. Pela intercessão de Pier Giorgio, o seminarista Juan Gutierrez de Los Angeles (EUA), de 38 anos, recebeu uma cura depois de rezar a novena de Frassati.

Juan, que se tornou padre em junho de 2023, rompeu o tendão de Aquiles em um jogo de basquete em 2017, enquanto ainda era seminarista. Impelido pela preocupação com sua recuperação e despesas do tratamento, recorreu à intercessão do beato.

Enquanto rezava um dos dias da novena em uma capela, sentiu algo incomum ao redor do seu machucado, como a sensação de calor provocada por fogo. Embora não tivesse fogo algum, Gutierrez se sentiu tocado espiritualmente e direcionou seu olhar para o sacrário.

Quando se deu conta, recebeu a cura física e conseguiu andar normalmente. Ao retornar ao médico que acompanhava o seu caso, recebeu a confirmação de que não haveria mais necessidade de cirurgia, pois o rompimento havia desaparecido.

Com informações do Comitê de Canonização do Beato Pier Giorgio Frassati

Compartilhe esse conteúdo

Seja uma anunciante da Rádio Educadora

Divulgue sua marca na Rádio Educadora 90,9 FM e conecte-se com um público fiel, cristão e presente em Jacarezinho e região. Sua empresa pode fazer parte desta missão de evangelização.

83.8 FM
85.4 FM
87.3 FM
87.7 FM
88.1 FM
88.3 FM
88.8 FM
89.2 FM
89.4 FM
90.2 FM
90.5 FM
90.9 FM
91.3 FM
91.7 FM
92.1 FM
92.4 FM
92.7 FM
93.8 FM
93.9 FM
95.6 FM
102.9 FM
110.9 FM
118.3 FM