Notícias

Cardeal Parolin preside missa pelos 200 anos de relações entre Brasil e Santa Sé

23 Jan
,
2026
Compartilhar Notícia

A missa de ação de graças presidida em língua portuguesa pelo cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, e concelebrada por cardeais brasileiros, será animada pela Camerata Antiqua de Curitiba/PR. Começa às 16h do horário italiano, 12h no Horário de Brasília, desta sexta-feira, 23 de janeiro, com transmissão ao vivo pelos canais do Vatican News. A data recorda que há 200 anos o Papa Leão XII recebia as cartas credenciais de monsenhor Francisco Corrêa Vidigal.

Andressa Collet - Vatican News

A Embaixada do Brasil junto à Santa Sé está promovendo intensa programação para celebrar em 2026 o bicentenário de relações diplomáticas entre os dois países. Uma missa solene de ação de graças será realizada nesta sexta-feira, 23 de janeiro, na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, recordando que há 200 anos, no mesmo dia em 1826, o Papa Leão XII recebia as cartas credenciais de monsenhor Francisco Corrêa Vidigal, que havia sido enviado a Roma pelo Imperador Pedro I para efetuar gestões em favor do reconhecimento da independência, proclamada em 1822.

A missa será presidida em língua portuguesa pelo cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, e concelebrada por cardeais brasileiros. A Camerata Antiqua de Curitiba/PR, sob regência do maestro Ricardo Bernardes, vai animar a celebração e também apresentar peças de música sacra brasileira, com destaque para a obra do Padre José Maurício Nunes Garcia. A missa de ação de graças, que também vai reunir autoridades, representantes do corpo diplomático e da Igreja, começa às 16h do horário italiano, 12h no Horário de Brasília, com transmissão ao vivo pelos canais do Vatican News.

Lançamento de livro e iluminação do Cristo Redentor

Após a celebração eucarística, a data comemorativa segue com o lançamento do livro “De Leão a Leão – 200 anos Brasil–Santa Sé”, organizado pelo cardeal Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, e editado pelo Instituto Redemptor, durante coquetel na residência oficial do embaixador do Brasil junto à Santa Sé, Éverton Vieira Vargas, em Roma. A obra, que apresenta uma cronologia fotográfica construída a partir de uma rigorosa pesquisa histórica, contempla o testemunho do diálogo permanente entre a Igreja Católica e o Estado brasileiro, bem como a contribuição para a formação cultural, social e institucional do Brasil ao longo de dois séculos. O livro bilíngue - em português e italiano - conta com prefácio do cardeal Parolin e com textos de autores convidados, como o da jornalista brasileira, Ilze Scamparini.

Conforme a programação oficial divulgada pela Embaixada do Brasil junto à Santa Sé, o dia que marca as comemorações dos dois séculos de diálogo institucional entre o Brasil e a Santa Sé nesta sexta-feira (23/01) será encerrado com uma iluminação especial do monumento ao Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, à meia-noite do horário italiano, 20h do Horário de Brasília. Os eventos culturais pelos 200 anos das relações diplomáticas seguem no sábado (24/01), na Aula Magna da Universidade La Sapienza de Roma, com um concerto da Camerata Antiqua de Curitiba/PR, e prosseguem durante todo o ano comemorativo tanto na Itália como no Brasil, organizados pela Embaixada do Brasil junto à Santa Sé e pela Nunciatura Apostólica em Brasília/DF e CNBB.

Fonte/Vatican News

Compartilhe esse conteúdo

Seja uma anunciante da Rádio Educadora

Divulgue sua marca na Rádio Educadora 90,9 FM e conecte-se com um público fiel, cristão e presente em Jacarezinho e região. Sua empresa pode fazer parte desta missão de evangelização.

83.8 FM
85.4 FM
87.3 FM
87.7 FM
88.1 FM
88.3 FM
88.8 FM
89.2 FM
89.4 FM
90.2 FM
90.5 FM
90.9 FM
91.3 FM
91.7 FM
92.1 FM
92.4 FM
92.7 FM
93.8 FM
93.9 FM
95.6 FM
102.9 FM
110.9 FM
118.3 FM