A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) conquistou destaque na Feira de Cultura Científica Paraná Faz Ciência (FECCI), realizada nos dias 4, 5 e 6 de novembro, na sede Neoville da UTFPR, em Curitiba. O evento é uma iniciativa do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Paraná Faz Ciência e integra as onze universidades públicas do Estado, a Fundação Araucária e a Secretaria de Estado da Educação (SEED).
Reunindo alunos de 220 escolas de 90 municípios paranaenses, a FECCI recebeu mais de 15 mil visitantes. Os estudantes, participantes dos Clubes de Ciências, apresentaram projetos que incluíram resumos expandidos, banners, protótipos e artefatos científicos, reafirmando o compromisso das escolas com a pesquisa, a inovação e a popularização da ciência.
A UENP é responsável por 19 Clubes de Ciências distribuídos nos municípios pertencentes aos Núcleos Regionais de Educação (NREs) de Cornélio Procópio, Ibaiti, Jacarezinho e Wenceslau Braz.
Destaque em premiações
Entre os 298 projetos aprovados e apresentados, 64 foram premiados em diversas categorias, como Ciências Exatas, Ciências Humanas, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Inovação Tecnológica e Robótica. A UENP se destacou com onze premiações, evidenciando a excelência das iniciativas científicas desenvolvidas pelos Clubes vinculados à Universidade.
Os projetos premiados receberam medalhas, troféus e equipamentos eletrônicos – como filmadoras, impressoras 3D, tablets, celulares, caixas de som e kits de eletrônica – doados pela 9ª Regional da Receita Federal do Paraná e Santa Catarina, parceira do NAPI Paraná Faz Ciência.
Premiações dos Clubes de Ciências vinculados à UENP
- 1º lugar – Jovem / Desenvolvimento de Produto
Colégio Estadual Edith de Souza Prado de Oliveira (Santo Antônio da Platina)
Clube Exploradores da Ciência – professora Jessica Christina de Moura
Projeto: “Ciência e sustentabilidade no combate à dengue: uma proposta do Clube Exploradores da Ciência” - 1º lugar – Votação do Público (17.305 votos)
Colégio Estadual Barão do Rio Branco (Assaí)
Clube Mundo Verde – professora Aparecida Candida Duarte
Projeto: “Compostagem e horta escolar” - 1º lugar – Ciências Exatas Júnior
Colégio Estadual Barbosa Ferraz (Andirá)
Clube Inovar – professora Karoline de Azevedo Ferreira Rodrigues e professora Silvia Renata Zanon
Projeto: “Newbit – A nova moeda da escola para reconhecer o esforço e a participação dos alunos” - 1º lugar – Meu Clube é Show
Colégio Estadual Maria Francisca de Souza (Barra do Jacaré)
Clube Agrociência – professora Vagna Aparecida da Silva Munhão
Projeto: “Chamas do futuro: estudantes transformando resíduos em energia e sustentabilidade” - 1º lugar – Divulgação Científica Júnior
Colégio Estadual Marcílio Dias (Itambaracá)
Clube Exploradores da Ciência – professora Ana Paula Vieira
Projeto: “Da sala de aula para o canteiro: uma horta didática com sistema de irrigação controlado por sensores” - 2º lugar – Desenvolvimento de Produto
Colégio Estadual Barbosa Ferraz (Andirá)
Clube Inovar – professora Karoline de Azevedo Ferreira Rodrigues
Projeto: “Bioprotect – Bioplástico biodegradável como alternativa sustentável para a redução de resíduos plásticos” - 2º lugar – Empreendedorismo Júnior
Colégio Estadual Barbosa Ferraz (Andirá)
Clube Inovar – professora Karoline de Azevedo Ferreira Rodrigues e professora Silvia Renata Zanon
Projeto: “Do lixo ao luxo verde: compostagem educando para a sustentabilidade” - 3º lugar – Comunicação Júnior
Colégio Estadual Barbosa Ferraz (Andirá)
Clube Inovar – professora Karoline de Azevedo Ferreira Rodrigues e professora Silvia Renata Zanon
Projeto: “Do lixo ao luxo verde: compostagem educando para a sustentabilidade” - 3º lugar – Ciências Exatas Júnior
Colégio Estadual Barbosa Ferraz (Andirá)
Clube Inovar – professora Karoline de Azevedo Ferreira Rodrigues e professora Silvia Renata Zanon
Projeto: “Gotas de consciência – O impacto da captação de água de chuva na horta escolar do Barbosa Ferraz” - 3º lugar – Ciências Exatas Jovem
Colégio Estadual Barbosa Ferraz (Andirá)
Clube Inovar – professora Karoline de Azevedo Ferreira Rodrigues e Prof.ª Silvia Renata Zanon
Projeto: “Recicla App Ambiental – Unindo tecnologia e consciência na luta por um futuro mais limpo” - 3º lugar – Inovação Tecnológica e Robótica Jovem
Colégio Estadual Professor Segismundo Antunes Netto (Siqueira Campos)
Clube Hidronautas – professor Eduardo Henrique Xavier de Oliveira
Projeto: “Chocadeira com componentes da robótica”
Reconhecimento institucional
Os articuladores institucionais do NAPI Paraná Faz Ciência na UENP — professor Lucken Bueno Lucas, professora Priscila Caroza Frasson Costa e professor Rodrigo de Souza Poletto — destacaram a experiência na FECCI como “incrível” e ressaltaram o desempenho surpreendente dos Clubes da Universidade. Segundo eles, o resultado é reflexo do trabalho qualificado dos professores coordenadores e da equipe de apoio da UENP, composta pelos bolsistas Ana Caroline da Silva Amaral, Maria Eduarda Diniz Ferreira, Thiago Ezidio de Oliveira e Mayara da Silva Almeida, que atuam em atividades pedagógicas, administrativas e de comunicação.
A articulação com os Núcleos Regionais de Educação também foi essencial para o êxito dos Clubes. Contribuíram diretamente: Rafael de Barros (NRE Wenceslau Braz), Juliana Batista (NRE Jacarezinho), Patrícia Romagnolo Gomes (NRE Cornélio Procópio) e Julio W. Macowski (NRE Ibaiti).
No Campus Cornélio Procópio, sede da equipe do NAPI, o suporte da gestão foi destacado pela Diretora, professora Vanderleia da Silva Oliveira, que afirmou: “O reconhecimento dos projetos durante a Feira evidencia o comprometimento de todos os envolvidos nas ações de disseminação da ciência, reafirmando o compromisso de nossa Universidade com o saber científico. É um orgulho para nós.”
As ações do NAPI Paraná Faz Ciência na UENP estão vinculadas à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPG). Para o Pró-Reitor, professor Jorge Sobral da Silva Maia, a participação da Universidade na FECCI demonstra a força do trabalho formativo desenvolvido na instituição: “A integração entre ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação fortalece a produção científica e aproxima a Universidade da comunidade, contribuindo para a reflexão crítica e para ações transformadoras no norte do Paraná”, concluiu.
Fonte/https://uenp.edu.br



.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)