Edições CNBB lança nova identidade visual no Dia da Ascensão do Senhor e das Comunicações Sociais

A nova logomarca preserva a tradição da marca-mãe
2 Jun
,
2025
Compartilhar Notícia

Neste domingo, 1º de junho, data em que a Igreja celebra a Solenidade da Ascensão do Senhor e o 59º Dia Mundial das Comunicações Sociais, a editora da CNBB, Edições CNBB, anuncia sua nova identidade visual. O lançamento marca uma etapa significativa no compromisso da Editora com a missão evangelizadora da Igreja no Brasil, em comunhão com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A nova logomarca preserva a tradição da marca-mãe, a CNBB, ao mesmo tempo em que incorpora elementos modernos e simbólicos que expressam a identidade própria da editora. A mitra episcopal, presente no topo do báculo, remete ao múnus de ensinar, missão episcopal à qual as Edições CNBB estão a serviço. O báculo em diagonal representa a Igreja em movimento, missionária, que caminha junto ao povo.

O Espírito Santo — símbolo já presente na identidade visual da CNBB — permanece na nova marca, agora envolvido por um círculo ascendente. Esse elemento reforça valores como sinodalidade, comunhão e diálogo com o mundo, aspectos centrais da vida da Igreja no contexto atual. Uma das asas do Espírito atravessa o mundo, traduzindo graficamente o propósito da editora de ultrapassar fronteiras e comunicar o Evangelho de maneira viva, acessível e atual.

Para o monsenhor Jamil Alves de Souza, diretor-geral das Edições CNBB, o novo logotipo é fruto de um processo de escuta, estudo e trabalho colaborativo.

“As Edições CNBB, empenhada em sua missão de evangelizar, depois de muitos estudos e contando com a inestimável participação de seus colaboradores de comunicação, apresenta sua nova identidade visual, alinhada não apenas à atualização do logotipo da CNBB, mas também às modernas técnicas de comunicação, reforçando sua missão com clareza e contemporaneidade. O novo design harmoniza tradição e inovação: preserva elementos essenciais da marca-mãe, como a mitra episcopal e o Espírito Santo, mas os integra a símbolos dinâmicos, como o báculo diagonal (representando a Igreja em missão) e um círculo ascendente (que evoca sinodalidade e diálogo).

A asa do Espírito Santo que “atravessa o mundo” reforça o compromisso da Editora em transcender fronteiras, comunicando o Evangelho com linguagem atual e acolhedora. Essa renovação visual reflete a essência das Edições CNBB: fiel à doutrina, em comunhão com os bispos e sintonizada com os desafios do nosso tempo. A expectativa é que a nova logomarca fortaleça a conexão com o público, transmitindo uma identidade moderna, aberta ao diálogo e comprometida com a evangelização em constante movimento”.

A gerente comercial da Editora, Vanderléia Griebler, destaca que a mudança vai além do aspecto estético:

“Essa mudança representa mais do que um novo visual. Ela expressa o nosso compromisso contínuo com a missão evangelizadora da Igreja, em comunhão com a CNBB, renovando a forma como nos apresentamos ao povo de Deus. O novo logotipo une tradição e modernidade. Mantemos elementos essenciais da CNBB, como o Espírito Santo, mas com traços que representam nossa identidade própria: acolhedora, dinâmica e missionária.

Ela traz símbolos que expressam nossa origem e missão: a mitra e o báculo representam o serviço ao múnus de ensinar; o Espírito Santo, a inspiração divina que nos guia; e o círculo ascendente, o movimento sinodal da Igreja em diálogo com o mundo”, disse.

A partir de 1º de junho, a nova identidade visual estará presente em todas as peças e materiais das Edições CNBB, incluindo capas de livros, campanhas promocionais e canais de comunicação digital. O lançamento reforça a missão da editora de ser um instrumento a serviço da Palavra, colocando-se a serviço do múnus de ensinar dos bispos e da formação do povo de Deus com conteúdos relevantes, acessíveis e inovadores.

Clique (aqui) e acesse o manual da nova identidade visual.

Saiba mais em: Loja oficial Edições CNBB

Fonte/CNBB

Compartilhe esse conteúdo

Seja uma anunciante da Rádio Educadora

Divulgue sua marca na Rádio Educadora 90,9 FM e conecte-se com um público fiel, cristão e presente em Jacarezinho e região. Sua empresa pode fazer parte desta missão de evangelização.

83.8 FM
85.4 FM
87.3 FM
87.7 FM
88.1 FM
88.3 FM
88.8 FM
89.2 FM
89.4 FM
90.2 FM
90.5 FM
90.9 FM
91.3 FM
91.7 FM
92.1 FM
92.4 FM
92.7 FM
93.8 FM
93.9 FM
95.6 FM
102.9 FM
110.9 FM
118.3 FM