Neste domingo, 1º de junho, data em que a Igreja celebra a Solenidade da Ascensão do Senhor e o 59º Dia Mundial das Comunicações Sociais, a editora da CNBB, Edições CNBB, anuncia sua nova identidade visual. O lançamento marca uma etapa significativa no compromisso da Editora com a missão evangelizadora da Igreja no Brasil, em comunhão com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
A nova logomarca preserva a tradição da marca-mãe, a CNBB, ao mesmo tempo em que incorpora elementos modernos e simbólicos que expressam a identidade própria da editora. A mitra episcopal, presente no topo do báculo, remete ao múnus de ensinar, missão episcopal à qual as Edições CNBB estão a serviço. O báculo em diagonal representa a Igreja em movimento, missionária, que caminha junto ao povo.

O Espírito Santo — símbolo já presente na identidade visual da CNBB — permanece na nova marca, agora envolvido por um círculo ascendente. Esse elemento reforça valores como sinodalidade, comunhão e diálogo com o mundo, aspectos centrais da vida da Igreja no contexto atual. Uma das asas do Espírito atravessa o mundo, traduzindo graficamente o propósito da editora de ultrapassar fronteiras e comunicar o Evangelho de maneira viva, acessível e atual.
Para o monsenhor Jamil Alves de Souza, diretor-geral das Edições CNBB, o novo logotipo é fruto de um processo de escuta, estudo e trabalho colaborativo.
“As Edições CNBB, empenhada em sua missão de evangelizar, depois de muitos estudos e contando com a inestimável participação de seus colaboradores de comunicação, apresenta sua nova identidade visual, alinhada não apenas à atualização do logotipo da CNBB, mas também às modernas técnicas de comunicação, reforçando sua missão com clareza e contemporaneidade. O novo design harmoniza tradição e inovação: preserva elementos essenciais da marca-mãe, como a mitra episcopal e o Espírito Santo, mas os integra a símbolos dinâmicos, como o báculo diagonal (representando a Igreja em missão) e um círculo ascendente (que evoca sinodalidade e diálogo).
A asa do Espírito Santo que “atravessa o mundo” reforça o compromisso da Editora em transcender fronteiras, comunicando o Evangelho com linguagem atual e acolhedora. Essa renovação visual reflete a essência das Edições CNBB: fiel à doutrina, em comunhão com os bispos e sintonizada com os desafios do nosso tempo. A expectativa é que a nova logomarca fortaleça a conexão com o público, transmitindo uma identidade moderna, aberta ao diálogo e comprometida com a evangelização em constante movimento”.
A gerente comercial da Editora, Vanderléia Griebler, destaca que a mudança vai além do aspecto estético:
“Essa mudança representa mais do que um novo visual. Ela expressa o nosso compromisso contínuo com a missão evangelizadora da Igreja, em comunhão com a CNBB, renovando a forma como nos apresentamos ao povo de Deus. O novo logotipo une tradição e modernidade. Mantemos elementos essenciais da CNBB, como o Espírito Santo, mas com traços que representam nossa identidade própria: acolhedora, dinâmica e missionária.
Ela traz símbolos que expressam nossa origem e missão: a mitra e o báculo representam o serviço ao múnus de ensinar; o Espírito Santo, a inspiração divina que nos guia; e o círculo ascendente, o movimento sinodal da Igreja em diálogo com o mundo”, disse.
A partir de 1º de junho, a nova identidade visual estará presente em todas as peças e materiais das Edições CNBB, incluindo capas de livros, campanhas promocionais e canais de comunicação digital. O lançamento reforça a missão da editora de ser um instrumento a serviço da Palavra, colocando-se a serviço do múnus de ensinar dos bispos e da formação do povo de Deus com conteúdos relevantes, acessíveis e inovadores.
Clique (aqui) e acesse o manual da nova identidade visual.
Saiba mais em: Loja oficial Edições CNBB
Fonte/CNBB