Devido à grande extensão territorial do Paraná e à necessidade de melhor organização pastoral, o Papa Pio XI criou, pela Bula Quum in dies numerus (“Visto crescer de dia para dia o número”), publicada em 10 de maio de 1926, a Província Eclesiástica do Paraná, com sede em Curitiba. Nela instituiu as dioceses de Jacarezinho e Ponta Grossa e a Prelazia de Foz do Iguaçu. No início do documento, justificou a criação: “Visto crescer de dia para dia o número dos fiéis, é oportuno se desdobrem as Províncias eclesiásticas já existentes e novas dioceses se erijam, para que possam os Bispos, mais facilmente, apascentar e guiar o rebanho do Senhor”.
Em 1926, a Diocese de Jacarezinho abrangia todo o Norte do Paraná, com 48.029 km² e cerca de 100 mil habitantes. Desde sua criação, aguardava-se com expectativa a nomeação do primeiro bispo.
🔹 Em 22 de abril de 1927, o Papa Pio XI nomeou o Pe. Fernando Taddei, da Congregação da Missão, como primeiro bispo diocesano. Sua sagração episcopal ocorreu em 29 de junho de 1927, na Capela do Colégio Imaculada Conceição de Botafogo, no Rio de Janeiro, presidida por Dom Helvécio Gomes de Oliveira (arcebispo de Mariana/MG), com Dom André Arcoverde (bispo de Valença/RJ) e Dom José Carlos Aguirre (bispo de Sorocaba/SP) como co-consagrantes. Dom Fernando tomou posse em 15 de agosto de 1927. Segundo ele, o Papa, “felizmente reinante, houve por bem deitar suas vistas sobre um filho humilde de São Vicente de Paulo, para elevá-lo à dignidade episcopal”.
Antes disso, todo o território paranaense estava sob a Diocese de São Paulo, até a criação da Diocese de Curitiba, em 1892. Com a fundação da Diocese de Jacarezinho, o território passou a contar com paróquias já existentes e atividades pastorais em andamento, que agora integravam um novo capítulo da evangelização regional.