Itaipu recebe até o dia 18 de julho inscrições para edital de patrocínio a eventos esportivos

16 Jul
,
2025
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Resultados serão anunciados até 29 de agosto. No total, a Itaipu vai investir R$ 5 milhões

As inscrições para o edital de patrocínio de projetos na área de esportes, lançado pela Itaipu Binacional, terminam no próximo dia 18 de julho (sexta-feira). Serão concedidos até R$ 35 mil para projetos de abrangência municipal e estadual, e até R$ 75 mil para os de alcance nacional e internacional. O investimento total previsto é de R$ 5 milhões. O edital está disponível na página “Patrocínios” do site da Itaipu Binacional.

Poderão participar entidades sem fins lucrativos sediadas nos 399 municípios do Paraná e 35 do Sul do Mato Grosso do Sul, que compõem a área de atuação prioritária da Itaipu. O edital contempla competições, maratonas, campeonatos, torneios e afins, acompanhados ou não de treinamentos esportivos.

Para avaliar a importância do projeto, a Itaipu levará em conta o potencial de comunicação envolvido, com público e contrapartidas; gratuidade das ações; e ações efetivas promovidas pela entidade que solicita o patrocínio nas áreas de equidade de gênero, cor, etnia, idade, orientação sexual e capacidade física ou mental. Será levado em conta, ainda, o potencial de replicação do projeto a ser patrocinado.

Os resultados serão anunciados até 29 de agosto. O prazo para executar o projeto precisa ser iniciado entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2026, com 12 meses para ser concluído. A prestação de contas deve acontecer até 60 dias depois do término de execução do projeto.

Em 2024, a área de esporte teve uma alta demanda de pedidos de patrocínio. Foram 874 pedidos, sendo 98 projetos selecionados (11%). O resultado sugeriu um aumento do aporte da Itaipu para 2025, subindo dos R$ 3,5 milhões naquele ano para R$ 5 milhões. Outra mudança para 2025 é que será patrocinado apenas um projeto por entidade proponente.

As áreas de feiras e cultura municipais também receberão patrocínio da Itaipu, em 2025. A abertura do edital para projetos de feiras deve acontecer no final de julho, e o de cultura na metade de setembro. O edital de feiras terá aporte de R$ 5 milhões e o de cultura, de R$ 4 milhões.

Transparência

A proposta com os novos editais é centralizar os pedidos de patrocínio em períodos específicos, otimizando a gestão e a alocação de recursos. Esta medida permite maior controle sobre a prestação de contas e democratiza os pedidos, deixando claras as regras para quem possa participar.

Os critérios foram elaborados pela Comunicação Social da Itaipu, em parceria com outras áreas. O objetivo foi tornar a seleção de propostas ainda mais imparcial e transparente; concentrar 70% dos pedidos recebidos em apenas um período de inscrição; reduzir problemas em prestações de contas; capacitar as proponentes; e publicizar as ações de patrocínio da Itaipu.

A medida também garante que os investimentos estejam alinhados com os objetivos estratégicos da empresa, além de reforçar o compromisso de Itaipu com as comunidades locais e com a promoção do desenvolvimento sustentável em sua área de atuação prioritária, que alcança 11 milhões de pessoas.

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