Junho Verde: campanha estimulada pela CNBB é reforçada com iniciativas de Comissões, escolas e poder público

27 Jun
,
2025
Compartilhar Notícia

O mês do Junho Verde, instituído pela Lei 14.393/2022, a partir de uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), vem ganhando, a cada ano, destaque em ações dentro e fora da Igreja no Brasil.

Este ano, a celebração do Junho Verde ganhou relevância em função dos acontecimentos como o ano do Jubileu da Esperança, o aprofundamento do tema da Ecologia Integral com a Campanha da Fraternidade 2025, a realização da COP30 no Brasil e os dez anos da publicação da encíclica Laudato Si’, documento que marcou profundamente o magistério social da Igreja e inspirou uma nova consciência ecológica em todo o mundo.

Um conjunto de ações foram incentivadas pelas Comissões Episcopais da CNBB: a Comissão para Ecologia Integral e Mineração da CNBB junto a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora e a Comissão Episcopal para a Comunicação realizaram em março três dias de estudo sobre Jubileu e Ecologia Integral.

Em maio, a Comissão Episcopal para a Cultura e a Educação da CNBB enviou para as escolas católicas uma carta estimulando a promoção, nos ambientes escolares, de iniciativas de sensibilização, de educação ambiental e capacitação de alunos sobre o tema.

“Diante das mudanças climáticas e da degradação do meio ambiente, é urgente que a educação escolar se torne um instrumento de transformação, formando cidadãos conscientes e comprometidos com a preservação da Casa Comum”, afirmou o presidente da Comissão Episcopal para a Cultura e a Educação, dom Gregório Ben Lâmed Paixão.

Ações pelo Brasil

Aa Pastoral da Educação da diocese de Oliveira (MG), no regional Leste 2 da CNBB, desenvolveu um projeto voltado para o cuidado com as águas e os oceanos. A iniciativa mobilizou alunos, professores e a comunidade em atividades educativas que destacaram a importância da sustentabilidade e da preservação dos recursos hídricos.

Os estudantes trabalharam com materiais recicláveis e participaram de ações orientadas à conscientização ambiental. O objetivo foi despertar o senso de responsabilidade e o respeito pela natureza, além de reforçar a compreensão de que pequenas atitudes cotidianas podem ter grande impacto na preservação do planeta.

Para a coordenadora pedagógica Naiara Costa, ações como essa têm um papel transformador: “Investir em ações ambientais é uma maneira de promover mudanças positivas, educar para a sustentabilidade e garantir que as próximas gerações possam desfrutar de um ambiente mais limpo, seguro e harmonioso”.

A Marise Neves Rocha, coordenadora diocesana da Pastoral da Educação, ressaltou que a proposta fortalece o compromisso cristão com a Casa Comum. “O nosso compromisso, como educadores, com o meio ambiente é fundamental para garantir um futuro sustentável para todos. Trabalhar projetos ambientais permite conscientizar e envolver nossos alunos, colaboradores e a comunidade sobre a importância de preservar os recursos naturais, reduzir o impacto ambiental e promover práticas sustentáveis”, afirmou.

Ação na diocese de Oliveira (MG)

Brasil Escola e Ibama

No site do Brasil Escola foi publicado um artigo apresentando o que é o Junho Verde e que ações podem ser desenvolvidas em torno desta Campanha para estimular a reflexão e o debate nos ambientes escolarees. Também no site do

O IBAMA e o Ministério do Meio Ambiente promoveram a campanha “Junho Verde 2025: Educação Ambiental como Caminho para a Sustentabilidade”, com iniciativas de comunicação e sensibilização das redes sociais. O Ibama reforçou a importância da educação ambiental como ferramenta essencial para a preservação do meio ambiente e o exercício da cidadania. Com a oficialização do Centro Nacional de Educação Ambiental (Cenea), o órgão consolidou o compromisso com a formação de uma sociedade mais consciente e engajada na proteção dos recursos naturais. Ao longo do mês, várias ações ocorreram convidando a sociedade para participar do Junho Verde.

Prefeitura de Blumenau (SC)

Durante o mês de junho, a prefeitura mobilizou todas as instituições de Blumenau – públicas, privadas e do terceiro setor – a se unirem a essa causa da sustentabilidade. Em 2025, mais de 150 ações serão realizadas em Blumenau.

O Junho Verde, no município, foi coordenado pela Diretoria de Educação Ambiental e Bem-estar Animal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) com o objetivo de transformar atitudes, incentivando práticas que garantam um futuro mais sustentável para nossa cidade. Veja, abaixo, o secretário municipal falando sobre as ações da Campanha Junho Verde no município.

Rumo à COP 30

Como uma última ação do Junho Verde, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) convida para uma coletiva a ser realizada às 10h30, do dia 1º de julho, em sua sede – Setor de Embaixadas Sul Quadra 801 Conjunto B – Asa Sul, em Brasília (DF), na qual apresentará o documento “Um chamado por justiça climática e a Casa Comum: conversão ecológica, transformação e resistência às falsas soluções”.

O documento, que expressa uma visão da Igreja Católica do Sul Global sobre a COP30, contém os principais pontos de incidência política, propostas e denúncias da Igreja com respeito à crise climática e às pautas em debate no contexto da Conferência das Organizações Nações Unida (ONU) sobre o Clima que acontecerá no Brasil, em novembro.

Fonte/CNBB

Compartilhe esse conteúdo

Seja uma anunciante da Rádio Educadora

Divulgue sua marca na Rádio Educadora 90,9 FM e conecte-se com um público fiel, cristão e presente em Jacarezinho e região. Sua empresa pode fazer parte desta missão de evangelização.

83.8 FM
85.4 FM
87.3 FM
87.7 FM
88.1 FM
88.3 FM
88.8 FM
89.2 FM
89.4 FM
90.2 FM
90.5 FM
90.9 FM
91.3 FM
91.7 FM
92.1 FM
92.4 FM
92.7 FM
93.8 FM
93.9 FM
95.6 FM
102.9 FM
110.9 FM
118.3 FM