A Meta, dona do WhatsApp, anunciou uma mudança no jeito de cobrar as empresas que usam o aplicativo para atender clientes. Hoje, as empresas têm 24 horas para responder sem pagar nada. Só pagam quando elas mesmas iniciam a conversa. A partir de 1º de outubro de 2026, vai mudar tudo: toda mensagem enviada pela empresa ao cliente vai custar R$ 0,03 — não importa quem começou a conversa.
A mudança vale para quem usa a API oficial do WhatsApp Business. O mercado aponta três problemas principais: a cobrança é por mensagem e não pela conversa inteira; não há desconto para quem manda muito; e o prazo para as empresas se adaptarem é curto.
O cofundador da startup Intelia, Glauber Santos, disse ao Poder360 que os clientes podem ter aumento de 9% a 15% nos custos — e, nos piores casos, alta de até 7.000%, o que inviabilizaria o atendimento pelo WhatsApp. Roberto Oliveira, CEO da Blip, fala em alta de até 200% para as empresas com mais mensagens trocadas.
Especialistas alertam que o custo deve ser repassado ao consumidor no curto prazo. O advogado Matheus Puppe questiona se a prática não configura abuso de posição dominante, já que o WhatsApp é praticamente monopolista no Brasil.
Fonte: Poder360
Foto ilustrativa Canva IA
.png)





