No domingo, 7 de setembro, Igreja eleva o jovem beato Carlo Acutis aos altares como o primeiro santo millennial

5 Sep
,
2025
Compartilhar Notícia

O jovem beato Carlo Acutis, cuja história de devoção está intimamente ligada ao Brasil, será elevado aos altares como o primeiro santo da geração millennial em celebração Eucarística e Rito da Canonização a serem realizados na Praça de São Pedro, no próximo domingo, 7 de setembro, às 10h, horário do Vaticano e 5h da manhã, horário de Brasília.

Na mesma celebração, que será presidida pelo Papa Leão XIV, o beato Pier Giorgio Frassati também será elevado aos altares. A celebração será retransmitida das redes sociais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Vida e história

Carlo Acutis foi um adolescente italiano nascido em 3 de maio de 1991 em Londres. Desde jovem, possuía um profundo amor por Deus e pela Eucaristia, frequentando diariamente a missa e passando longas horas adorando o Santíssimo Sacramento.

Ele se destacava por sua generosidade e caridade para com os menos favorecidos, sempre buscando ajudar o próximo.

Aos sete anos, fez sua primeira comunhão e, desde então, assistia à missa todos os dias. Também rezava o rosário diariamente e demonstrava seu amor aos necessitados, doando roupas e alimentos. Com seu conhecimento de informática, criou um site dedicado a mostrar os milagres eucarísticos espalhados pelo mundo e as aparições marianas aprovadas pela Igreja.

Ele morreu em 2006, aos 15 anos, em Monza, na Itália, após ser diagnosticado com leucemia. Ele passou grande parte da infância no país. O corpo dele foi transferido para a cidade de Assis, também na Itália, um ano após a morte e atualmente está em exibição ao lado de outras relíquias ligadas a ele.

Além de criar sites para a paróquia e a escola que frequentava, o adolescente ficou conhecido por lançar um site que buscava documentar todos os milagres eucarísticos relatados — o site foi lançado dias antes de sua morte. O apelido de Acutis, “influenciador de Deus”, foi atribuído após a morte dele.

Sua habilidade em divulgar os ensinamentos da Igreja em plataformas digitais o levou a ser chamado de “influenciador de Deus”. Ele também é conhecido como “o santo padroeiro da internet” pelo trabalho de registrar milagres eucarísticos online e administrar sites para organizações católicas.

Processo de canonização

Carlo Acutis teve a canonização autorizada por Papa Francisco antes de sua morte, em julho de 2024. O processo só foi autorizado após dois milagres atribuídos ao jovem serem reconhecidos pelo pontífice.

O primeiro foi o de um menino da arquidiocese de Campo Grande (MS), reconhecido em 2020. O segundo milagre foi a uma jovem da Costa Rica, em 2024. A mãe de Acutis, Antonia Salzano, disse que o motivo central do apelo do filho entre os jovens católicos era que ele viveu a mesma vida que outros adolescentes dos anos 2000.

Milagre no Brasil

No último dia 1º de setembro, a emoção tomou conta dos fiéis da capela Nossa Senhora Aparecida, mais conhecida como a Capela do Milagre, na arquidiocese de Campo Grande (MS). O primeiro milagre de Carlo Acutis reconhecido pela Igreja foi a cura Matheus Vianna, aos 3 anos de idade, que tocou em uma relíquia de Carlo Acutis sua em 12 de outubro de 2010.

Matheus foi diagnosticado com pâncreas anular, uma condição rara e grave. A recuperação do menino, sem qualquer explicação médica, chamou a atenção e foi cuidadosamente examinada pela Igreja.  Após uma investigação rigorosa, a Santa Sé reconheceu oficialmente o ocorrido, em 2020, como um milagre atribuído à intercessão de Carlo Acutis.

Para celebrar este momento, a paróquia recebeu o pulôver azul de Carlo Acutis, relíquia usada pelo jovem italiano, no último 1º, marcando a abertura oficial da programação da Semana da Canonização. Mais de mil pessoas participaram da celebração, segundo a organização.

É no Brasil: 1ª paróquia no mundo dedicada ao beato

Para a ocasião, a paróquia Universitária Beato Carlo Acutis (Av. João Dias, 2046 – Santo Amaro, SP), a primeira no mundo dedicada a ele em 2023, localizada no campus da Ítalo, preparou uma intensa programação que inclui missas, festa com temática italiana e shows de bandas católicas.

Às 10h, haverá missa solene, o bispo da diocese de Santo Amaro (SP), dom José Negri,  na Paróquia Universitária que passará a se chamar São Carlo Acutis, Av. João Dias, 2046 – Santo Amaro, SP.

Foto da paróquia. | Arquivo da paroquial.

Com informações do site da CNBB

Compartilhe esse conteúdo

Seja uma anunciante da Rádio Educadora

Divulgue sua marca na Rádio Educadora 90,9 FM e conecte-se com um público fiel, cristão e presente em Jacarezinho e região. Sua empresa pode fazer parte desta missão de evangelização.

83.8 FM
85.4 FM
87.3 FM
87.7 FM
88.1 FM
88.3 FM
88.8 FM
89.2 FM
89.4 FM
90.2 FM
90.5 FM
90.9 FM
91.3 FM
91.7 FM
92.1 FM
92.4 FM
92.7 FM
93.8 FM
93.9 FM
95.6 FM
102.9 FM
110.9 FM
118.3 FM