O que faz com que a Igreja Católica seja a instituição com a maior confiança entre os brasileiros?

2 Oct
,
2025
Compartilhar Notícia

.cnbb.org.br

A Igreja Católica é a instituição que mais conta com a confiança dos brasileiros segundo pesquisa da Quaest sobre a relação do povo brasileiro com as instituições. O número dos que confiam na Igreja é de 73% dos entrevistados, o maior entre entidades governamentais, políticas e da sociedade civil. Dois fatores, entre uma extensa lista, podem ajudar a entender esse resultado: capilaridade e assistência religiosa.  

Presente em todo o território do país com 12.618 paróquias, a Igreja está próxima territorialmente das realidades da população brasileira. São 280 Igrejas Particulares – entre arquidioceses, dioceses, prelazias, etc – que, sob o governo dos bispos, conduz a ação evangelizadora na pregação do evangelho e na promoção humana dos fiéis e de todas as pessoas que se achegam às comunidades.

Concretamente, esse número de paróquias e dioceses ganha corpo quando consideradas as pessoas que estão a serviço da Igreja. São os mais de 490 bispos, entre titulares, auxiliares e eméritos; 22 mil padres; 6 mil diáconos permanentes; 8 mil seminaristas maiores; 23 mil religiosas de vida consagrada e 4,8 mil irmãos de votos religiosos; além dos 2,7 mil leigos e leigas consagrados.

Esse conjunto de homens e mulheres consagrados para o serviço ao povo de Deus constitui o retrato dos primeiros responsáveis pela assistência religiosa à população brasileira, seja na administração dos Sacramentos nas comunidades e paróquias, seja na ação pastoral realizada nas diversas frentes: junto às famílias, aos idosos e enfermos, aos povos originários, aos empobrecidos e excluídos, aos encarcerados e tantas outras realidades que demandam a mensagem do Evangelho.  

A capilaridade da Igreja Católica no Brasil ganha ainda mais força quando são lembrados os milhões de cristãos leigos e leigas comprometidos a ser “sal da terra, luz do mundo e fermento na massa”, como frequentemente destaca o arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da CNBB, dom Jaime Spengler, quando fala do comprometimento dos fiéis católicos em todos os âmbitos da sociedade.  

A CNBB contabiliza mais de 122 mil pessoas que atuam em atividades missionárias e 120 mil catequistas em todo o Brasil, dedicados à formação na fé de crianças, adolescentes, jovens e adultos.  

Em sua mensagem ao povo de Deus, divulgada ao final de sua 61ª Assembleia Geral, os bispos agradeceram pela fé sincera, pela caridade vivida, a animação baseada na esperança cristã e disseram se confortados pela “vitalidade das comunidades que se reúnem em torno da Palavra de Deus, da Eucaristia e dos demais sacramentos”.

“Vemos com alegria que nossa Igreja possui por toda parte grupos com intensa vida de oração, os quais dão expressão concreta à sua fé e impulsionando-os à prática da caridade”.  

 

Acesse a pesquisa na íntegra.  

cnbb.org.br

Luiz Lopes Jr.

Compartilhe esse conteúdo

Seja uma anunciante da Rádio Educadora

Divulgue sua marca na Rádio Educadora 90,9 FM e conecte-se com um público fiel, cristão e presente em Jacarezinho e região. Sua empresa pode fazer parte desta missão de evangelização.

83.8 FM
85.4 FM
87.3 FM
87.7 FM
88.1 FM
88.3 FM
88.8 FM
89.2 FM
89.4 FM
90.2 FM
90.5 FM
90.9 FM
91.3 FM
91.7 FM
92.1 FM
92.4 FM
92.7 FM
93.8 FM
93.9 FM
95.6 FM
102.9 FM
110.9 FM
118.3 FM