A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou que o Papa Leão XIV nomeou dom Paulo Alves Romão, atualmente bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ), como novo bispo diocese de Paranaguá (PR). Bispo desde 2017, o prelado é referencial da Pastoral das Escolas Católicas, da Pastoral Universitária e das Novas Comunidades. A Presidência da CNBB enviou saudação a dom Paulo.
Saudação a Dom Paulo Alves Romão
Estimado irmão, Dom Paulo Alves Romão,
Recebemos, com alegria, a notícia de sua nomeação como novo bispo da Diocese de Paranaguá, no Paraná. Fraternalmente, rogamos a Deus que conduza seu pastoreio junto a essa porção do Povo de Deus.
Possam te iluminar em sua nova missão as palavras do Papa Leão XIV sobre a comunhão eclesial: “Por este caminho somos chamados a caminhar, olhando precisamente para Pedro e Paulo, porque todos temos necessidade desta fraternidade. A Igreja precisa dela, as relações entre os leigos e os presbíteros, entre os presbíteros e os Bispos, entre os Bispos e o Papa precisam dela; assim como precisam dela a vida pastoral, o diálogo ecumênico e a relação de amizade que a Igreja quer manter com o mundo. Empenhemo-nos em fazer da nossa diversidade um laboratório de unidade e comunhão, de fraternidade e reconciliação, para que cada pessoa na Igreja, com a sua história pessoal, aprenda a caminhar junto dos outros”.
Nossa Senhora do Rosário, padroeira da Diocese de Paranaguá, seja guia e intercessora em sua missão.
Em Cristo,
Dom Jaime Cardeal Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB
Dom João Justino de Medeiros da Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
1º Vice-Presidente da CNBB
Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
2º Vice-Presidente da CNBB
Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF)
Secretário-Geral da CNBB
Informações biográficas
Dom Paulo nasceu em Barra do Jacarezinho, Paraná, no dia 6 de abril de 1964. Formado em Filosofia na Faculdade Eclesiástica João Paulo II e de Teologia pelo Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro, foi ordenado presbítero em 28 de junho de 1997. Obteve ainda o grau de mestre e doutor em Teologia Sistemática pela PUC-Rio.
Antes de ser ordenado bispo, dom Paulo exerceu as seguintes funções: diretor espiritual do Seminário Arquidiocesano São José (1997 – 1999); professor do Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998 – 2016); responsável diocesano do Movimento Comunhão e Libertação (2001 – 2016); diretor do Departamento de Ensino Religioso da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (2002 – 2016); professor do Instituto Superior de Ciências Religiosas (2004 – 2005); responsável pela Pastoral da Educação da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (2009 – 2016); pároco da Paróquia Bom Pastor (2011 – 2016); e diretor espiritual do Seminário Propedêutico Rainha dos Apóstolos (2016).
No dia 7 de dezembro de 2016, foi nomeado bispo auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro, pelo Papa Francisco. A ordenação episcopal ocorreu no dia 28 de janeiro de 2017, na Catedral Metropolitana de São Sebastião onde também havia se ordenado padre 20 anos antes. Escolheu por lema episcopal “Vivere Christus” (Viver pra mim é Cristo).
No Regional Leste 1 da CNBB, dom Paulo é referencial da Pastoral das Escolas Católicas, da Pastoral Universitária e das Novas Comunidades.
Site/CNBB