Notícias

Papa: Magnifica humanitas, do uso impróprio da IA à busca do bem comum

8 Jul
,
2026
Compartilhar Notícia

Em andamento em Genebra, a cúpula "AI for Good" dedica-se às aplicações da inteligência artificial a serviço do desenvolvimento.

Vatican News

O Papa Leão XIV enviou suas cordiais saudações a todos os participantes da Cúpula Global “AI for Good” 2026, organizada pela União Internacional de Telecomunicações (UIT),  a principal plataforma das Nações Unidas para o avanço da IA ​​a serviço do desenvolvimento sustentável. O evento se realiza em parceria com outras agências da ONU e é co-organizada pelo Governo suíço. A mensagem do Santo Padre foi assinada pelo secretário de Estado, card. Pietro Parolin.

Ao se reunirem para refletir sobre a IA, que suscita algumas das principais questões de nosso tempo a respeito do futuro da humanidade, o Pontífice assegura a presença da Santa Sé e sua abertura ao diálogo, especialmente neste momento de virada histórica.

Em sua recente Carta Encíclica Magnifica Humanitas, escreve o secretário de Estado, o Papa Leão XIV expressou seu desejo de dialogar com todos os homens e mulheres de nosso tempo, a fim de "identificar novos caminhos para o bem comum e para a promoção de uma vida digna para todos".

Deste modo, a Magnifica Humanitas é fruto de sua escuta de "cientistas e engenheiros que trabalham com entusiasmo sincero em tecnologias capazes de aliviar sofrimentos imensos; líderes políticos e funcionários públicos que procuraram com tenacidade normas justas; pais e professores profundamente preocupados com o futuro das gerações mais jovens". No entanto, ao mesmo tempo, ela também foi impulsionada por relatos preocupantes sobre possíveis usos indevidos de algoritmos e pela perda da autonomia humana em áreas críticas.

Ao desejar que participem de discussões construtivas e enriquecedoras, o Santo Padre garante suas orações em seus esforços "para servir à humanidade".

Participação brasileira

Genebra acolhe desde terça-feira, 7 de julho, a cúpula “AI for Good”, ou “Inteligência Artificial para o Bem”, que se realiza após o Diálogo Mundial sobre a Governança da IA. São quatro dias de palestras e workshops, com a participação de especialistas de todo o mundo. Do Brasil, entre outros, participa a líder indígena Puyr Tembé, da Terra Indígena Alto Rio Guamá, no Pará. No dia 9 de julho, ela dará sua contribuição no painel "IA, sabedoria indígena e o futuro da humanidade".

Fonte/Vatican News

Foto ilustrativa Canva IA

Compartilhe esse conteúdo

Seja uma anunciante da Rádio Educadora

Divulgue sua marca na Rádio Educadora 90,9 FM e conecte-se com um público fiel, cristão e presente em Jacarezinho e região. Sua empresa pode fazer parte desta missão de evangelização.

83.8 FM
85.4 FM
87.3 FM
87.7 FM
88.1 FM
88.3 FM
88.8 FM
89.2 FM
89.4 FM
90.2 FM
90.5 FM
90.9 FM
91.3 FM
91.7 FM
92.1 FM
92.4 FM
92.7 FM
93.8 FM
93.9 FM
95.6 FM
102.9 FM
110.9 FM
118.3 FM