POLÍCIA MILITAR POR MEIO DAS EQUIPES PATRULHA MARIA DA PENHA VEM REALIZANDO PALESTRAS E AÇÕES EDUCATIVAS EM APOIO À OPERAÇÃO VIRTUDE 2025

23 Oct
,
2025
Compartilhar Notícia

A Polícia Militar do Paraná, por meio da Patrulha Maria da Penha, está realizando uma série de palestras e atividades educativas em apoio à Operação Virtude 2025, que teve início nesta quarta-feira (1º), em todo o Estado. A ação tem como principal objetivo combater a violência contra a pessoa idosa, fortalecendo a rede de proteção e promovendo a conscientização sobre os direitos previstos no Estatuto da Pessoa Idosa (Lei Federal nº 10.741/2003).

Durante o mês de outubro — período alusivo à campanha —, as equipes da Patrulha Maria da Penha estão atuando de forma integrada e preventiva, levando informação e orientação a diferentes públicos, especialmente em escolas, centros comunitários, instituições de longa permanência e grupos da terceira idade. As palestras abordam temas como respeito, dignidade, prevenção de abusos físicos, psicológicos e financeiros, além de divulgar os canais de denúncia e de apoio às vítimas.

A iniciativa faz parte de um esforço conjunto entre a Secretaria de Segurança Pública (SESP) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública, que buscam reduzir a subnotificação de casos e ampliar o alcance das ações de proteção em todo o território paranaense.

Além das atividades educativas, a Operação Virtude contempla também ações repressivas e cumprimento de mandados judiciais contra agressores, intensificação do patrulhamento preventivo e articulação com órgãos de assistência social e direitos humanos.

De acordo com a coordenação local da Patrulha Maria da Penha, a presença da Polícia Militar nas comunidades tem um papel essencial na prevenção da violência e na aproximação com a população idosa, reforçando o compromisso da instituição com a defesa dos direitos humanos e a preservação da vida.

A população pode contribuir com a campanha denunciando casos de maus-tratos, abandono, agressões ou negligência contra idosos por meio do Disque Denúncia 181, que funciona 24 horas por dia e garante o anonimato do denunciante.

???? Operação Virtude
A Operação Virtude é uma das maiores campanhas nacionais voltadas à proteção da pessoa idosa. Desenvolvida em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, a ação busca despertar a sociedade para o papel fundamental do respeito e da solidariedade entre as gerações.

Tenente-Coronel Márcio Jaquetti,
Comandante do 2º BPM.

Compartilhe esse conteúdo

Seja uma anunciante da Rádio Educadora

Divulgue sua marca na Rádio Educadora 90,9 FM e conecte-se com um público fiel, cristão e presente em Jacarezinho e região. Sua empresa pode fazer parte desta missão de evangelização.

83.8 FM
85.4 FM
87.3 FM
87.7 FM
88.1 FM
88.3 FM
88.8 FM
89.2 FM
89.4 FM
90.2 FM
90.5 FM
90.9 FM
91.3 FM
91.7 FM
92.1 FM
92.4 FM
92.7 FM
93.8 FM
93.9 FM
95.6 FM
102.9 FM
110.9 FM
118.3 FM