Notícias

Presidência da CNBB celebra missa na Basílica de São Pedro e cumpre agenda em Dicastérios da Cúria Romana

29 Jan
,
2026
Compartilhar Notícia

A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) celebrou, na manhã desta quarta-feira, 28 de janeiro, a Eucaristia na cripta da Basílica de São Pedro, no Vaticano, junto ao túmulo do apóstolo Pedro. A celebração foi presidida por dom João Justino de Medeiros Silva, primeiro vice-presidente da CNBB.

Realizada na memória litúrgica de São Tomás de Aquino, a missa foi vivida como momento de oração e comunhão com toda a Igreja. Durante a celebração, os bispos rezaram pelo povo brasileiro, pelas comunidades eclesiais e pelo fortalecimento da unidade com o ministério do Papa, sucessor de Pedro.

Segundo dom João Justino, estar naquele espaço sagrado expressa a comunhão da Igreja do Brasil com a Sé Apostólica:

“Aqui rezamos por toda a nossa Igreja, pedindo a graça de crescer sempre mais na comunhão, na unidade e na colaboração com o ministério de Pedro”, destacou.

Encontros com Dicastérios

Ainda nesta quarta-feira, 28, a Presidência deu continuidade à agenda institucional com visitas a Dicastérios da Cúria Romana.

No encontro com o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, presidido pelo cardeal Kevin Farrell, os bispos agradeceram o apoio e a proximidade do organismo com a Igreja no Brasil, especialmente pela mensagem enviada ao Congresso Nacional da Pastoral Familiar e pela escuta durante o Jubileu das Famílias.

A reunião também incluiu a partilha de experiências sobre a evangelização das juventudes, o processo de atualização de documentos pastorais e a contribuição das famílias e do laicato para a missão evangelizadora no país.

Na ocasião, foram entregues ao Dicastério o Relatório da Presidência da CNBB – Ano 2025, o Texto-Base da Campanha da Fraternidade 2026 e os subsídios Hora da Família.

Já no encontro com o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, a Presidência apresentou preocupações sociais que marcam a realidade brasileira e latino-americana, como as questões ecológicas, a expansão do narcocultura, a cultura da violência – especialmente contra as mulheres – e as profundas desigualdades sociais.

Também foram discutidos temas ligados à dignidade do trabalho, incluindo o debate sobre a jornada de trabalho e a chamada “pejotização”. A moradia, tema central da Campanha da Fraternidade 2026, foi outro ponto destacado como urgência pastoral e social.

Com informações e fotos do padre Leandro Megeto | subsecretaria-geral da CNBB
Compartilhe esse conteúdo

Seja uma anunciante da Rádio Educadora

Divulgue sua marca na Rádio Educadora 90,9 FM e conecte-se com um público fiel, cristão e presente em Jacarezinho e região. Sua empresa pode fazer parte desta missão de evangelização.

83.8 FM
85.4 FM
87.3 FM
87.7 FM
88.1 FM
88.3 FM
88.8 FM
89.2 FM
89.4 FM
90.2 FM
90.5 FM
90.9 FM
91.3 FM
91.7 FM
92.1 FM
92.4 FM
92.7 FM
93.8 FM
93.9 FM
95.6 FM
102.9 FM
110.9 FM
118.3 FM