Suspeita de Artefato Explosivo Mobiliza Esquadrão Antibombas da Polícia Militar do Paraná em Cooperativa de Jacarezinho-PR

3 Oct
,
2025
Compartilhar Notícia

Na manhã desta sexta-feira (03), por volta das 10h, uma ocorrência mobilizou diversas forças de segurança em Jacarezinho, no norte do Paraná. O gerente da agência da Cooperativa de Crédito acionou a Polícia Militar após localizar um dispositivo suspeito no interior do estabelecimento. Sem conseguir identificar a natureza do objeto, o gerente solicitou apoio imediato.

Isolamento e protocolo de segurança

Ao chegar ao local, a equipe do 2º Batalhão da Polícia Militar constatou a presença do dispositivo e, diante da incerteza sobre sua composição, iniciou o protocolo de segurança padrão para situações de risco. A agência foi evacuada e um perímetro de 100 metros ao redor do prédio foi isolado preventivamente, visando garantir a integridade física de moradores, funcionários e transeuntes.

Ação do Esquadrão Antibombas do BOPE da PMPR

Seguindo os procedimentos, o 2º BPM acionou o Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Esquadrão Antibombas da Polícia Militar do Paraná. A equipe especializada se deslocou de Curitiba/PR até Jacarezinho para realizar uma análise técnica do dispositivo. Mesmo após exames detalhados, estes restaram inconclusivos, não sendo possível determinar se o objeto era apenas eletrônico ou se representava risco explosivo.

Detonação controlada e descoberta

Diante da dúvida e priorizando a segurança, os policias militares do Esquadrão Antibombas optaram por contra medida de segurança, decidindo remover o dispositivo para um local seguro, onde foi realizada uma detonação controlada com uso de uma contra-carga explosiva. Após a neutralização, verificou-se que o componente que gerava suspeita tratava-se de baterias utilizadas para manter o equipamento ligado — descartando, portanto, a hipótese de explosivo.

Investigação em andamento

Todo o material foi recolhido e encaminhado à Polícia Civil de Jacarezinho, que dará continuidade às investigações. A Polícia Científica também esteve presente para realizar os exames periciais necessários, com o objetivo de identificar a origem do dispositivo e possíveis responsáveis pela sua instalação.

Forças envolvidas

Participaram da operação:
   • Equipes do 2º BPM
   • Polícia Civil
   • Peritos da Polícia Científica
   • Em especial: Esquadrão Antibombas do BOPE.  

Compromisso com a segurança

O 2º BPM reforçou seu compromisso com a proteção da população, destacando que o isolamento foi essencial para evitar qualquer risco à vida e ao patrimônio dos cidadãos. A ação rápida e coordenada das forças de segurança foi fundamental para garantir o desfecho seguro da ocorrência.

Tenente-Coronel Márcio Jaquetti,
Comandante do 2º BPM.

Compartilhe esse conteúdo

Seja uma anunciante da Rádio Educadora

Divulgue sua marca na Rádio Educadora 90,9 FM e conecte-se com um público fiel, cristão e presente em Jacarezinho e região. Sua empresa pode fazer parte desta missão de evangelização.

83.8 FM
85.4 FM
87.3 FM
87.7 FM
88.1 FM
88.3 FM
88.8 FM
89.2 FM
89.4 FM
90.2 FM
90.5 FM
90.9 FM
91.3 FM
91.7 FM
92.1 FM
92.4 FM
92.7 FM
93.8 FM
93.9 FM
95.6 FM
102.9 FM
110.9 FM
118.3 FM