Notícias

UENP obtém aumento de notas dos programas de pós-graduação em avaliação da CAPES

15 Jan
,
2026
Compartilhar Notícia

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) registrou um crescimento nas notas de seus programas de pós-graduação, atribuídas na última Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O resultado, referente ao período entre 2021 e 2024, foi divulgado aos coordenadores dos programas na última segunda-feira (12).

A Universidade obteve nota máxima (5) no Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica (PPGCJ) e no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN). O Mestrado em Ciências do Movimento Humano (PPG-CMH), o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEd) e o Mestrado Profissional em Letras (Profletras) tiveram nota 4. O Programa de Pós-Graduação Associado em Enfermagem em Atenção Primária à Saúde (PPGEnf-APS) e o Programa de Pós-Graduação em Produção Agropecuária Sustentável (PGPAS) foram avaliados com nota 3.

Para definir as notas, a CAPES leva em conta fatores como produção intelectual, proposta do programa, corpo docente, discente e a infraestrutura. As informações fornecidas pelos programas são consolidadas pelos pró-reitores e enviadas à CAPES.

O reitor da UENP, Fábio Antonio Néia Martini, ressaltou o crescimento e o fortalecimento dos programas de pós-graduação da Universidade. “Recebemos este resultado com imensa satisfação. O crescimento das notas na Avaliação Quadrienal da CAPES reflete a maturidade científica que a UENP atingiu. Ver dois de nossos programas alcançarem a nota máxima e outros consolidarem a nota 4 demonstra que o investimento contínuo em pesquisa e na qualificação do nosso corpo docente tem gerado frutos. É uma conquista coletiva que reafirma o compromisso da nossa Universidade com a excelência do ensino público e com o desenvolvimento do Norte do Paraná”, destacou.

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPG), Jorge Sobral da Silva Maia, destacou que o impacto positivo da avaliação quadrienal da CAPES é fruto do fortalecimento da universidade e reflete o crescimento administrativo e acadêmico da instituição. “A UENP consolida seu papel no desenvolvimento regional, na potencialização da qualidade de ensino, na atração e retenção de pesquisadores e docentes de alto nível, além do aumento das possibilidades de captação de recursos”, pontuou.

Segundo ele, todos esses fatores resultam de um círculo virtuoso iniciado a cada aumento de nota, permitindo que a Universidade contribua para a soberania científica e para a melhoria dos indicadores de inovação. “O desempenho dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) impacta diretamente o ranking estadual no Índice de Inovação e na competitividade nacional. Fomos muito além das projeções realizadas no início da gestão, em 2022, e queremos fazer da excelência um hábito no ensino, na pesquisa e na pós-graduação. A próxima meta é a proposição de cursos de doutorado e o avanço em busca das notas 6 e 7, visando internacionalizar nossos programas com novas possibilidades de financiamento e convênios com instituições de todo o mundo”, concluiu.

Fonte/uenp.edu.br

Compartilhe esse conteúdo

Seja uma anunciante da Rádio Educadora

Divulgue sua marca na Rádio Educadora 90,9 FM e conecte-se com um público fiel, cristão e presente em Jacarezinho e região. Sua empresa pode fazer parte desta missão de evangelização.

83.8 FM
85.4 FM
87.3 FM
87.7 FM
88.1 FM
88.3 FM
88.8 FM
89.2 FM
89.4 FM
90.2 FM
90.5 FM
90.9 FM
91.3 FM
91.7 FM
92.1 FM
92.4 FM
92.7 FM
93.8 FM
93.9 FM
95.6 FM
102.9 FM
110.9 FM
118.3 FM