Notícias

Brasil conclui switch-off da TV analógica

27 Jan
,
2026
Compartilhar Notícia

O Brasil concluiu, em dezembro de 2025, o processo de desligamento do sinal analógico de televisão, encerrando oficialmente uma transição iniciada há quase duas décadas. A migração total para o sinal digital representa um marco para a radiodifusão nacional e abre caminho para a futura implantação da TV 3.0, considerada a próxima geração da televisão brasileira.

De acordo com o secretário de Radiodifusão do Ministério das Comunicações, Wilson Wellisch, o longo período de transição foi essencial para garantir que a população se adaptasse às mudanças sem prejuízos. Segundo ele, a prioridade foi assegurar que nenhuma região do país ficasse sem cobertura ou acesso à TV aberta, historicamente um dos principais meios de comunicação dos brasileiros.

Com o encerramento do sinal analógico, o setor entra em um novo momento, que inclui a implantação gradual da TV 3.0. Wellisch destacou que esse processo também ocorrerá de forma progressiva, preservando a continuidade do acesso à televisão aberta em todo o território nacional, com redundância de sinais e sem interrupções. Durante essa fase, os sistemas atual e o novo coexistirão, permitindo que a população continue assistindo normalmente à programação digital, mesmo sem equipamentos compatíveis com a TV 3.0.

Segundo o secretário, a nova tecnologia representa um avanço significativo. A TV 3.0 reúne recursos como maior qualidade de imagem e som, integração com a internet e possibilidades de interatividade, colocando o telespectador no centro da experiência. Para ele, trata-se não apenas de uma evolução tecnológica, mas de um novo conceito de televisão, mais conectada, inteligente e imersiva.

A participação da Aerp no switch-off

No Paraná, o desligamento do sinal analógico teve início em 2018. O processo foi viabilizado pela organização das emissoras e de suas equipes técnicas, que se prepararam previamente para a adaptação aos novos transmissores e à tecnologia digital. Essa estrutura permitiu uma transição considerada mais tranquila para a população paranaense.

Segundo o presidente da Aerp (Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná)  Rodrigo Martinez, as emissoras paranaenses sempre estiveram à frente no processo de migração tecnológica. Segundo ele, antes mesmo da definição de um cronograma oficial de desligamento, a Aerp já promovia discussões com as emissoras sobre os passos necessários para viabilizar as transmissões digitais no Paraná.

Para Martinez, essa atuação antecipada foi fundamental para garantir organização, continuidade do serviço e preparo do setor para o novo cenário da televisão brasileira. “O mesmo deve acontecer com a nova TV 3.0. As discussões técnicas e a estruturação para a TV 3.0 no Brasil já começaram e avançaram intensamente ao longo de 2023, 2024 e 2025, com o Fórum SBTVD (Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre) e o MCom à frente do projeto. O marco oficial foi o decreto assinado pelo presidente do Brasil em agosto de 2025, que institui a tecnologia e define o início das primeiras transmissões para o primeiro semestre de 2026. Aerp acompanha o tema desde o início, participamos do Fórum SBTVD ativamente, assim como de eventos nacionais e internacionais onde o tema é discutido, o que nos assegura estarmos sempre atualizados, trazendo para nosso estado a possibilidade de nos organizarmos antecipadamente”, concluiu.

Fonte/aerp.org.br

Foto/Roberto Carlos

Compartilhe esse conteúdo

Seja uma anunciante da Rádio Educadora

Divulgue sua marca na Rádio Educadora 90,9 FM e conecte-se com um público fiel, cristão e presente em Jacarezinho e região. Sua empresa pode fazer parte desta missão de evangelização.

83.8 FM
85.4 FM
87.3 FM
87.7 FM
88.1 FM
88.3 FM
88.8 FM
89.2 FM
89.4 FM
90.2 FM
90.5 FM
90.9 FM
91.3 FM
91.7 FM
92.1 FM
92.4 FM
92.7 FM
93.8 FM
93.9 FM
95.6 FM
102.9 FM
110.9 FM
118.3 FM