Cardeal Jaime Spengler reflete sobre a esperança e os desafios da Igreja sob o magistério do Papa Leão XIV

12 May
,
2025
Compartilhar Notícia

Em artigo recente, o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Jaime Spengler, compartilhou uma profunda reflexão sobre o novo momento vivido pela Igreja com a eleição do Papa Leão XIV, ocorrida em 8 de maio. Tendo como ponto de partida o lema do novo pontífice — “No UM somos um!” — o texto propõe um olhar esperançoso, mas realista, diante dos desafios contemporâneos e do caminho sinodal que marca a vida da Igreja.

Spengler destaca que a esperança cristã não ignora as contradições e polarizações do mundo atual, mas, ao contrário, se lança em direção ao futuro com coragem e abertura à graça. “A esperança implica um inclinar-se para frente, um procurar ver mais longe”, escreve o cardeal, ressaltando que o sujeito dessa esperança é sempre um nós, uma comunidade em caminho.

Dom Jaime menciona os sapatos gastos levados por Papa Francisco ao túmulo do apóstolo Pedro — um gesto que, segundo ele, simboliza uma Igreja próxima dos pobres, comprometida com a vida, com a ecologia e com a missão evangelizadora. O novo Papa, afirma o cardeal, acolhe esse caminho e o reafirma com centralidade em Cristo.

O artigo também retoma as provocações do último Sínodo, que propôs à Igreja uma conversão profunda, gerando desconfortos, mas também esperança. “É preciso ser uma Igreja samaritana e em saída numa sociedade marcada pelo secularismo”, aponta Spengler, destacando a importância da escuta, da empatia e da fidelidade ao Evangelho.

Ao tratar dos desafios atuais, o cardeal reconhece a urgência de comunicar a fé de forma nova, dialogando com as linguagens e lógicas das novas gerações e com a diversidade cultural e social do mundo. Nesse sentido, ele alerta para os riscos dos fundamentalismos e radicalismos, que afastam a Igreja de sua missão essencial.

Para o cardeal, o novo pontificado será chamado a promover “transparência, eficiência e construção de pontes”, em fidelidade ao Evangelho e em sintonia com os apelos do Sínodo. “Provavelmente, fazem-se necessários ajustes e correções”, afirma. No entanto, ele reforça que comunhão, participação e missão devem ser os imperativos que guiam esse tempo.

Concluindo com um desejo de fé e confiança, Spengler pede que o magistério de Papa Leão XIV seja marcado pela coragem de Paulo e pela sensibilidade de Pedro, confirmando na fé os irmãos e irmãs de todos os povos e tempos.

Leia (aqui) o artigo na íntegra.

Fonte/CNBB

Compartilhe esse conteúdo

Seja uma anunciante da Rádio Educadora

Divulgue sua marca na Rádio Educadora 90,0 FM e conecte-se com um público fiel, cristão e presente em Jacarezinho e região. Sua empresa pode fazer parte desta missão de evangelização.

83.8 FM
85.4 FM
87.3 FM
87.7 FM
88.1 FM
88.3 FM
88.8 FM
89.2 FM
89.4 FM
90.2 FM
90.5 FM
90.9 FM
91.3 FM
91.7 FM
92.1 FM
92.4 FM
92.7 FM
93.8 FM
93.9 FM
95.6 FM
102.9 FM
110.9 FM
118.3 FM