Papa aos bispos das regiões árabes: “nenhum gesto em nome de Cristo é inútil”

4 Sep
,
2026
Compartilhar Notícia

Ao receber os membros da Conferência dos Bispos Latinos nas Regiões Árabes, o Papa recordou o testemunho dos mártires e pediu aos pastores proximidade com as comunidades atingidas por conflitos, migrações e divisões. Leão XIV também destacou a força das pequenas comunidades enraizadas em Cristo e a importância do diálogo para construir a paz.

Thulio Fonseca – Vatican News

O Papa Leão XIV recebeu em audiência, no Vaticano, nesta quinta-feira, 3 de setembro, os membros da Conferência dos Bispos Latinos nas Regiões Árabes (CELRA). O organismo eclesial reúne os bispos e patriarcas que representam a Igreja de rito latino nos Estados árabes do Oriente Próximo e da África Oriental, em contextos marcados por uma grande diversidade social, política e religiosa. Suas comunidades estão presentes, entre outros territórios, na Terra Santa, no Iraque, na Síria, no Líbano, no Egito, no Chifre da África e nos países da Península Arábica.

Pastores próximos das feridas do povo

Ao recordar as tensões e os conflitos enfrentados por essas Igrejas, o Pontífice evocou em seu discurso o testemunho da irmã Leonella Sgorbati, Missionária da Consolata; das Missionárias da Caridade assassinadas no Iêmen enquanto serviam os mais vulneráveis; e dos sacerdotes, religiosos e fiéis que entregaram a vida no Iraque, na Síria e em outras terras atingidas pela violência. Segundo o Papa, a fidelidade dessas testemunhas permanece como uma luz para as comunidades cristãs e um convite a não ceder ao medo nem à resignação. Diante da fragilidade das comunidades e da migração de tantas famílias, Leão XIV pediu aos bispos que permaneçam junto ao povo:

“Sejam sempre pastores próximos do seu povo, capazes de compartilhar suas feridas, de escutar, apoiar e consolar, para que, por meio da presença de vocês, se torne visível a proximidade de Deus.”

 (@VATICAN MEDIA)

A fecundidade não se mede pelos números

Leão XIV exortou as comunidades cristãs das regiões árabes a não se deixarem desencorajar por sua condição minoritária. O valor da presença da Igreja, ressaltou, não depende do poder ou da quantidade de recursos, mas de sua fidelidade a Cristo e de sua capacidade de servir:

"Não tenham medo de sua pequenez. [...] Uma comunidade pequena, se estiver enraizada em Cristo, pode ser uma presença preciosa: não porque busca o poder, mas porque serve; não porque se impõe, mas porque testemunha; não porque responde à violência com outra violência, mas porque contrapõe à força a caridade."

Por meio das paróquias, escolas, hospitais e obras de caridade, acrescentou o Santo Padre, as comunidades são chamadas a tornar concreto o Evangelho, acolhendo e apoiando aqueles que mais necessitam.

Uma Igreja que reza, escuta e serve

O Papa também advertiu que o atual cenário desafiador do mundo não deve fazer com que a Igreja perca de vista a sua finalidade:

“Em meio às emergências, não percam de vista o essencial da missão da Igreja: o anúncio do Evangelho, a oração, os sacramentos e a formação cristã. Uma Igreja capaz de servir deve ser, antes de tudo, uma Igreja que reza, escuta a Palavra e vive dos sacramentos.”

Leão XIV pediu especial atenção às famílias, aos jovens e aos migrantes, sobretudo nos países do Golfo. As comunidades cristãs, afirmou, devem ser casas nas quais ninguém se sinta estrangeiro, defendendo a dignidade de cada pessoa e reconhecendo em cada migrante um irmão e uma irmã.

 (@VATICAN MEDIA)

O diálogo como caminho de paz

Ao falar da comunhão entre as Igrejas e os diferentes ritos, o Pontífice destacou que a diversidade das tradições cristãs deve favorecer o encontro com as outras comunidades cristãs, com os muçulmanos e com as diferentes tradições religiosas:

“Dialogar não significa renunciar à própria identidade, mas vivê-la sem medo do encontro. Onde a guerra semeou a desconfiança, cada gesto de estima, colaboração e respeito pode se tornar um passo rumo à reconciliação e à paz.”

Ao concluir, Leão XIV encorajou os bispos a continuarem semeando, mesmo quando os frutos não são imediatamente visíveis: “Nenhum gesto realizado em nome de Cristo é inútil: uma oração, uma palavra de consolo, uma família acompanhada, uma criança educada na fé e um pobre acolhido são sementes de um futuro novo.”

Fonte/ Vatican News

Compartilhe esse conteúdo

Seja uma anunciante da Rádio Educadora

Divulgue sua marca na Rádio Educadora 90,9 FM e conecte-se com um público fiel, cristão e presente em Jacarezinho e região. Sua empresa pode fazer parte desta missão de evangelização.

83.8 FM
85.4 FM
87.3 FM
87.7 FM
88.1 FM
88.3 FM
88.8 FM
89.2 FM
89.4 FM
90.2 FM
90.5 FM
90.9 FM
91.3 FM
91.7 FM
92.1 FM
92.4 FM
92.7 FM
93.8 FM
93.9 FM
95.6 FM
102.9 FM
110.9 FM
118.3 FM